Prefeito Álvaro Dias vistoria Reconstrução de Galeria Pluvial de Igapó e outras obras


Prefeito Álvaro Dias vistoria Reconstrução de Galeria Pluvial de Igapó e outras obras
Joana Lima/Secom

O Prefeito de Natal, Álvaro Dias, vistoriou nesta segunda-feira (21) o andamento de obras em diferentes bairros da capital. Em Igapó, região da zona Norte onde recentemente ocorreu o rompimento de uma galeria que passa sob a linha férrea, a Prefeitura está realizando uma obra de reconstrução, adequação e melhoria do dissipador final da principal galeria de águas pluviais do bairro.

O objetivo é modernizar a estrutura de drenagem daquela área de grande densidade populacional, que sofre constantes estragos provocados pela velocidade das águas. A obra tem investimentos de cerca de R $507 mil, com recursos do próprio município, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semov).

O local em Igapó é uma via por onde passam os trens que saem de Ceará-Mirim para Natal e sua interrupção ocorreu em meados de maio, após o rompimento da estrutura em decorrência das fortes chuvas que caíram na capital. 

“Esta é uma obra importante porque vai readequar e modernizar a estrutura de drenagem, colocando fim aos alagamentos.  Daremos celeridade para recuperar o trecho que tem causando transtornos à população e concluir o mais rápido possível para dar continuidade ao transporte de passageiros”, comentou o prefeito Álvaro Dias. 

A obra está sendo realizada em duas etapas, a primeira será finalizada até dia 28 de junho. O prazo total da obra é de 180 dias. De acordo com o secretário da Semov, Carlson Gomes, a primeira etapa, já em andamento, é o reforço na estrutura que protege a tubulação e a recolocação dos trilhos para que os trens parados em Extremoz, possam retornar para manutenção na Ribeira. “Depois de liberar os trens, será novamente fechada para ser feita a obra de proteção do mangue, para que a água não volte a subir com as próximas chuvas”, disse. Nessa parte, será colocada a tubulação de 100 metros até o mangue e o dissipador de velocidade, para reduzir a força da água e evitar futuros rompimentos. Esta é a primeira grande intervenção na estrutura nos últimos 30 anos. 
 
Avenida Hildebrando de Góis

O prefeito Álvaro Dias também visitou o bairro da Ribeira, no trecho localizado na Avenida Hildebrando de Góis, principal rua de acesso para as carretas que trafegam em direção ao Moinho Potiguar. A recuperação da galeria de drenagem será também realizada pela prefeitura com recursos próprios na ordem de R $319 mil.
A área fica em frente à antiga favela do Maruim, local que também receberá melhorias, com a construção do Centro comercial do Maruim, atendendo aos pequenos comerciantes do local.  


Parque Ecológico das Mangueiras

Uma das mais bonitas áreas verdes da capital, o Bosque das Mangueiras está próximo de ser entregue à população. O equipamento público também recebeu a visita do prefeito e secretários para conhecer a requalificação arquitetônica e urbanística que permitirá o fomento e consolidação da agricultura urbana orgânica.  

A estrutura de parque ecológico foi construída uma estufa em para mudas comestíveis, plantio de hortas comunitárias, cursos de educação ambiental e feirinhas agroecológicas. Foi erguido um centro ambiental com duas salas de aula com janelas panorâmicas transparentes para visão do parque; área de convivência para eventos, atividades físicas e aulas de yoga, iluminação de led para as caminhadas. Para a finalização da obra, a prefeitura aguarda o último repasse do Governo Federal, parceiro financeiro da obra. “Aqui reconstruímos o Bosque das Mangueiras  para trazer mais vida e lazer à população”, disse o prefeito.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389