Álvaro Dias participa de evento para discutir desenvolvimento socioeconômico da cidade

Alex Régis/Secom

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou nesta quarta-feira (16), de mais uma edição do Desenvolve Natal, evento promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio/RN), para discutir iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico da cidade. Na oportunidade, o chefe do executivo municipal recebeu das mãos do presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, uma série de propostas e sugestões apresentadas pelos representantes da classe produtiva com o objetivo de tornar Natal mais atrativa para receber investimentos.

Em seu pronunciamento, Álvaro Dias parabenizou a Fecomércio/RN pela promoção do evento e disse que oportunidades como essa contribuem muito para a adoção de políticas públicas efetivas com o foco no progresso, e geração de emprego e renda. O prefeito falou também sobre todos os projetos, ações e obras executadas pela gestão que ajudarão a mudar a realidade da capital potiguar nos próximos anos.

“Mesmo enfrentando sérias dificuldades financeiras agravadas ainda mais pela pandemia, a Prefeitura está implementando e executando uma série de obras em todas as regiões, propiciando melhorias em diversas áreas. Esses investimentos públicos também ajudam a movimentar a nossa economia, geram emprego, renda e divisas para o Município. Vamos seguir trabalhando para atrair empreendimentos com o objetivo principal de melhorar a vida dos cidadãos natalenses”, pontuou.

Entre as obras e projetos executados, o prefeito destacou aqueles voltados ao turismo, principal atividade econômica de Natal. Ele lembrou da obra de engorda da praia de Ponta Negra; da construção do Complexo Turístico da Redinha; a Urbanização da Comunidade do Maruim; a implementação de iluminação em led na extensão da orla; a revitalização do Beco da Lama; Espaço Cultural Ruy Pereira; urbanização da Avenida Praia de Ponta Negra; recomposição do calçadão da Avenida Rio Branco; dentre outras diversas iniciativas como a Revitalização do Centro Histórico e do bairro da Ribeira.

Além disso, Álvaro Dias classificou como essencial para a retomada do crescimento de Natal a finalização da revisão do Plano Diretor. Para ele, a atual legislação urbana da capital é arcaica, prejudica o desenvolvimento e afugenta os investidores: “Para mudar essa realidade, priorizamos a revisão do Plano que está na sua fase final de votação no Concidade e em breve a minuta será encaminhada para a Câmara Municipal. Vamos modernizar o atual Plano, trazendo inovações importantes com o objetivo de aliar desenvolvimento e preservação ambiental. Natal perdeu competitividade e investimentos para as capitais vizinhas por ter um ordenamento jurídico arcaico. Não tenho dúvidas de que ao final desse processo, a cidade vai avançar muito”, complementou.

O prefeito lembrou também que mesmo sem a finalização da revisão do Plano Diretor a gestão municipal já tem trabalhado na desburocratização e modernização do seu sistema de emissão de licenças e alvarás para obras e empresas: “Em um universo de mais de 5.500 municípios, a Semurb está entre as dez secretarias de meio ambiente do país que mais emite licenças. Uma marca que mostra o nosso compromisso em criar um ambiente atrativo para receber investimentos. Com a eficiência de um sistema eletrônico confiável e transparente avança em proporcionar um desenvolvimento ao município de Natal, e o mais importante, respeitando toda legislação ambiental e urbanística”, declarou.

Para o presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, o encontro foi muito produtivo e serviu para os representantes da iniciativa privada conhecerem de forma mais aprofundada o trabalho desenvolvido pela gestão municipal, como também ajudou a ampliar o diálogo entre as partes com vistas no objetivo em comum de todos que é uma Natal melhor: “Apresentamos uma série de propostas exequíveis e o prefeito fez uma explanação sobre os projetos que estão coordenando. Esse encontro foi muito válido, pois mostrou que nós temos o mesmo pensamento e vamos estreitar ainda mais essa parceria entre a gestão e as entidades representativas da classe produtiva para melhorar o ambiente de negócios na cidade, atrair mais empresas e, consequentemente, gerar novos empregos e desenvolvimento”, finalizou.