Parque Ecológico de Capim Macio passa por revitalização e ganhará área de convivência

Donato Fernandes/Secom

Uma das principais áreas verdes públicas da capital, o Parque Ecológico de Capim Macio, na zona Sul, vai passar por revitalização realizada pela Prefeitura de Natal. A obra é executada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). O prefeito Álvaro Dias vistoriou o parque nesta terça-feira (15) acompanhado do secretário Irapoã Nóbrega, do adjunto Daniel Marinho e arquitetos.

Mantendo ainda vestígios de Mata Atlântica, o Parque está inserido numa área de 39.963,65 m2 próximo à avenida Engenheiro Roberto Freire, cercado por vários condomínios residenciais e centros comerciais. O local faz parte do Sistema de Drenagem e Captação do bairro de Capim Macio. Há vários anos, a comunidade e ambientalistas lutam pela sua recuperação e proteção, pois além de sofrer constantes despejos de lixo, a região é escura e insegura.

A Prefeitura de Natal fará uma obra de intervenção que tem como objetivo proteger a área verde e transformá-la em um bosque para o usufruto sustentável da população. Para isso, será instalado um gradil de dois metros de altura ao longo de toda a extensão da área. Serão recuperadas as duas pistas de caminhada, uma no calçadão externo e outra dentro do parque. O espaço também contará com um Centro de Convivências, uma área com arquibancada, uma pista de caminhadas, playground e bicicletário.

“Natal ainda possui esses pequenos vestígios naturais e precisamos preservá- los. Aqui em Capim Macio temos esse parque agradável que vamos melhorar e iluminar para que as famílias possam usufruir”, disse Álvaro Dias. "Vamos seguir construindo espaços harmônicos, ambientalmente sustentáveis, seguindo o que preconiza o arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, concluiu.

De acordo com o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega, o projeto fará o aproveitamento sustentável dos aspectos naturais do parque. Está prevista a revitalização do paisagismo através do projeto Planta Natal, que já iniciou o replantio de mudas nativas.