Professores de Educação Física participam de formação on-line   


Professores de Educação Física participam de formação on-line   
Adrovando Claro/SME

A formação dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Natal ocorreu durante toda a segunda-feira (14), com o tema “Atividades e avaliações pedagógicas com uso das plataformas digitais”. O objetivo do encontro on-line foi apresentar os materiais digitais pedagógicos para aplicação de atividades e avaliações para as aulas de Educação Física no formato não-presencial.

A formação iniciou com um momento de acolhimento através de exibição de vídeo com declarações do professor e catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e presidente da Associação Internacional de História da Educação, António Nóvoa, falando sobre a temática da educação após a pandemia.   

Já a assessora pedagógica da SME, Ana Paula Costa, fez uma reflexão a partir do vídeo do professor António Nóvoa. “Os professores e as escolas tiveram que reinventar a sala de aula através do ensino remoto e nesse novo contexto, tanto a sala de aula, como os horários de trabalho de professores, alunos, se diversificaram em função dos espaços e recursos disponíveis”, disse.   

“Também podemos vivenciar o profissionalismo e autonomia de grande parte da nossa classe de docentes, onde criaram ambientes educativos, valorizando o envolvimento e a participação de todos. Como o professor António Nóvoa fala, é tudo novo, e esse vírus fez com que essas mudanças surgissem e dessem uma certa velocidade em todos. Neste primeiro semestre, nossa formação é voltada para essa parte tecnológica”, explicou Ana Paula Costa.   

A assessora pedagógica Dianne Senna, orientou sobre os detalhes das construções de formulários com avaliações on-line para turmas diferentes a partir de configurações digitais que geram atividades de identificação da turma, formulação de perguntas e respostas, opções de testes, avaliações no ambiente virtual e outras particularidades. A assessora explicou também sobre os tipos de avaliações empregadas nas aulas não presenciais.  

As formações continuadas on-line dos professores da Rede Municipal de Ensino são planejadas e executadas pelo Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação de Natal.   

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389