Pesquisa do Procon Natal mostra variações da cesta básica em maio

PROCON NATAL CONSTATA CESTA BÁSICA DE MERCADINHO COM PREÇOS MELHORES NO COMÉRCIO DE NATAL.
Núcleo de Pesquisa

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal – Procon Natal, identificou no mês de maio que a cesta básica nos mercadinhos da cidade teve melhores preços em média, em relação aos hipermercados e atacarejos. Em média, nos mercadinhos de bairro o custo da cesta básica foi de R$ 336,61; nos atacarejos foi de R$ 340,68 em média, e nos hipermercados o preço médio foi de R$ 361,82. Essa média nos preços foi encontrada nas quatro semanas pesquisadas.

O Núcleo de pesquisa fez a comparação do custo em Reais da cesta básica, assim como a diferença e a variação entre os nichos de comércios de venda da cesta básica. Sendo assim, a cesta básica, em média, nos mercadinhos de bairro e sua variação entre o maior nicho pesquisado e os hipermercados foi de mais -6,97% e isso representa uma economia de R$ 25,21 de diferença entre os nichos pesquisados. Em comparação com os atacarejos, os mercadinhos de bairros também levam vantagens uma vez que a variação para esse nicho foi de -1,19% e uma economia de R$ 4,07.

No mês de maio, o poder de compra do trabalhador com o salário-mínimo para suprir as necessidades alimentares básicas de uma família de quatro pessoas durante um mês, em relação à cesta básica tem um custo de 36,03% e isso representa 72,92 horas de trabalho no mês. A análise é feita pelo Núcleo de pesquisa, levando em conta a cesta básica dos natalenses em 40 itens divididos por categorias de mercearia, açougue, hortifrúti, higiene e limpeza.

O Núcleo de pesquisa realizou nas quatro semanas do mês corrente, junto a sete hipermercados, seis atacarejos, como também seis supermercados de bairro, contemplando as quatro zonas de Natal. E divulga em seu site www.natal.rn.gov.br/procon a cesta básica para os natalenses com informações de endereço da mais barata, variação de um mês para o outro e os preços médios das categorias pesquisadas que compõem os quarenta produtos pesquisados. Em posse desses dados o consumidor natalense pode buscar vantagem no melhor preço para compra da cesta básica.

Comportamento dos preços

O Núcleo de pesquisa, analisando os preços médios de cada categoria da cesta básica, encontrou no mês de maio que o açougue teve sua melhor média de preço na segunda semana com R$ 197,71. Na quarta semana o preço médio dessa categoria foi de R$ 227,71 ou seja uma variação positiva de 13,17% da segunda para a quarta semana. Na categoria de mercearia, a média do mês foi de R$ 68,29 na primeira semana do mês os pesquisadores encontraram o menor preço de R$ 67,26; já o maior preço encontrado foi na segunda semana de R$ 70,41. Higiene/limpeza, outra categoria pesquisada, o menor preço em média R$ 20,98 encontrado na quarta semana e o maior preço dessa categoria foi encontrado na primeira semana de R$ 22,30. Na categoria de hortifrúti, a melhor semana de preços foi a terceira, com R$ 39,95, e a semana desse categoria onde foram encontrados os maiores preços, foi a primeira, com R$ 45,15 em média. No mês, essa categoria teve preço médio de R$ 42,32.

Gráfico 01

Fonte: Núcleo de pesquisa Procon Natal, maio de 2021.

O Núcleo de pesquisa verificou em seus dados que a cesta básica dos mercadinhos tem os melhores preços em média, em relação aos demais estabelecimentos pesquisados os atacarejos e os hipermercados. No entanto, a pesquisa também verificou que durante algumas semanas no mês os estabelecimentos têm preços melhores e isso se dá pelas promoções em dias determinados dos estabelecimentos.

O Procon Natal orienta os consumidores a pesquisar antes de fazer qualquer compra. E divulga em seu site www.natal.rn.gov.br/procon uma lista de classificação dos estabelecimentos pesquisados com o endereço, o bairro, os preços da cesta básica, os preços médios dos grupos pesquisados e os preços dos quarenta produtos da cesta básica pesquisado por este órgão.