Final de semana tranquilo em toda a extensão do litoral natalense

Fiscalização Semurb

Durante o fim de semana, do dia dos namorados, de 12 a 13 de junho, a fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) esteve presente na Orla de Ponta Negra e percorreu toda a extensão do litoral natalense, fazendo valer as medidas de combate à pandemia da covid-19. O trabalho foi considerado tranquilo, resultando apenas em uma notificação e duas apreensões de publicidade irregular. As ações contaram com o apoio do Grupamento de Ações Ambientais (GAAM) e da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

Segundo o supervisor de fiscalização da Semurb, Iang Chaves, que esteve no comando, o movimento foi tranquilo, havendo apenas ajustes pontuais por parte de quiosqueiros de Ponta Negra, que corrigiram de imediato. “Durante a fiscalização no domingo, observamos que em um dos espaços reservados exclusivamente para banhistas, encontramos 17 conjuntos, inseridos neste local de maneira irregular por outras pessoas, de imediato conversamos com os responsáveis e o local foi desocupado. A determinação é o uso de oito conjuntos de mesas, cadeiras e sombreiros”, disse Chaves.

Além disso, foi apreendido duas publicidades irregulares, sendo uma placa de empresa de turismo e outra de uma conveniência. Posteriormente um quiosqueiro foi notificado pelo uso excessivo de conjunto de mesas, cadeiras e sombreiros. “Entregamos a notificação para que ele comparecesse à Semurb e orientamos a retirada do material em excesso do local, o que foi pacificamente atendido”, comentou.

Já no sábado (12) a equipe fiscalizou a Orla de Ponta Negra, Areia Preta, Praia dos Artistas, do Meio, do Forte até a Redinha, visando o cumprimento dos decretos Covid. Porém nenhuma irregularidade foi constatada nestes locais.

Nos fins de semana e feriados, caso a população presencie alguma cena de aglomeração ou outra situação que viole as regras, basta realizar denúncia, que pode ser anônima, pelo canal 24h do Ciosp, no número 190 e também no disque denúncia da Polícia Civil no 181. Já de segunda a sexta-feira as denúncias podem ser feitas das 8h às 16h, pelo telefone da Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829 ou e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.