Natal começa a vacinar gestantes e puérperas sem comorbidades


Natal começa a vacinar gestantes e puérperas sem comorbidades
Alex Régis/Secom

Nesta manhã de terça-feira, 08, a Prefeitura do Natal começou a imunizar mulheres grávidas e puérperas sem comorbidades, a partir dos 18 anos. A vacinação está acontecendo nos seis drives da capital (Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta, UnP Roberto Freire, OAB e SESI) e em 35 salas de vacinação.

 

O prefeito Álvaro Dias faz um apelo para que todas as grávidas e puérperas, independente da condição de saúde pré-existente, se dirijam aos pontos de vacinação. “Estamos com os profissionais disponíveis para atender toda a população de Natal que está dentro do grupo prioritário. É muito importante que todas as grávidas e puérperas que estejam em casa busquem os postos de vacinação da Prefeitura. Nós temos vacina para este público, apesar da escassez de vacinas que recebemos do governo estadual. Estamos fazendo a nossa parte e vocês vão ficar protegidos”, disse. 

 

Para Melissa Lopes, 43 anos, puérpera e mãe de Vicente, com apenas 45 dias de vida, a vacinação é muito importante para dar tranquilidade e segurança para a mãe. “Passei a gravidez inteira dentro de casa. Eu mal saia para fazer o pré-natal, pois meu psicológico também ficou abalado com medo de adoecer, perder meu bebê e ainda passar doença para os de casa. Hoje é um dia de muita emoção e alegria. É muito importante se vacinar. A partir de hoje estarei mais tranquila e vou me sentir mais segura. Peço que todo mundo também venha se vacinar”, afirmou. 

 

Para receber o imunobiológico, as grávidas em qualquer período gestacional e puérperas devem apresentar uma declaração médica autorizando a vacinação. Além disso, é necessário levar comprovante de residência de Natal, cartão de vacina e documento com foto.

 

“Nós já estávamos vacinando as gestantes e puérperas com comorbidades e agora estamos abrindo essas faixas para as sem comorbidades. A expectativa gira em torno de que 10 mil gestantes e puérperas receberão a vacina, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI)”, informa Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal. 

 

O Ministério da Saúde orienta às gestantes e puérperas que já receberam a primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca que aguardem o período da gestação e puerpério para completar seu esquema vacinal.


O município também conta uma plataforma online de informações sobre locais de aplicação, documentação e grupos de vacinação. Para saber mais sobre a vacinação em Natal basta acessar https://vacina.natal.rn.gov.br .

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389