Álvaro Dias vistoria novo Centro Avançado contra a Covid 

Álvaro Dias vistoria novo Centro Avançado contra a Covid 
Joana Lima/Secom

O prefeito Álvaro Dias visitou nesta segunda-feira (07) o Centro Avançado de Atendimento à Covid-19 do Palácio dos Esportes. A unidade do Município para tratamento de pacientes já diagnosticados começou a operar hoje. Ela vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com o objetivo de reforçar a rede de enfrentamento ao coronavírus.

Principal Centro de Enfrentamento da Zona Leste, o Palácio dos Esportes já funcionava como atendimento clínico pré-hospitalar no ginásio e drive-thru de vacinação na área externa. Com a mudança, a estrutura passa a atuar como uma espécie de “Hospital Dia”, com capacidade inicial para 30 pacientes em cabines individuais, uma Sala de Estabilização com equipamentos para atendimento de emergência. As cabines poderão atender em breve até 50 pessoas acometidas pelo novo coronavírus em fase inflamatória.

“O centro já funcionava para serviços clínicos e agora recebe pacientes regulados, encaminhados das unidades básicas, que são acolhidos prontamente pela equipe médica e de enfermagem para passar o dia recebendo medicamentos e assistência”, explicou o prefeito Álvaro Dias.

Segundo o médico Carlos Magno, antes o atendimento era mais simples, de orientação e medicamentos, mas agora o paciente tem atendimento médico constante, inclusive pode ser encaminhado para o hospital mais próximo, em caso de agravamento. O Centro Avançado também dispõe de atendimento para os pacientes que já receberam alta. “Caso seja necessário concluir o tratamento aqui, com medicamentos, nós reavaliamos e acolhemos”, disse o profissional de saúde. 

As pessoas devem comparecer ao Centro Avançado de Tratamento à Covid do Palácio dos Esportes exclusivamente após encaminhamento médico através de unidades básicas de saúde (UBS), unidades de pronto atendimento (UPA) ou centros de atendimento Cemure ou Nélio Dias. A unidade vai atender a população da capital com diagnóstico já confirmado de infecção por volta do 5º dia de sintomas, com objetivo de atuar de forma precoce na fase inflamatória da doença, reduzir a demanda de pacientes com perfil ambulatorial nas UPAs e reduzir o risco de agravamento desse paciente.

Os usuários devem comparecer portando formulário de referência, RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência de Natal. Durante esse atendimento, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem avaliam a evolução do caso clínico e podem definir a necessidade de medicação injetável e exames complementares realizados no próprio local.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389