Poda irregular de árvores é embargada em Felipe Camarão

Semdes

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) interferiram no último sábado (05), no processo de poda irregular de árvores em área pública que estava sendo realizada na travessa Santa Isabel, bairro Felipe Camarão, zona Oeste da capital. Os vegetais com mais de 10 metros de altura estavam recebendo corte sem nenhuma orientação técnica, ficando um deles sem copa.

De acordo com informações repassadas pelo coordenador do Gaam/GMN, Isaac Cruz, a guarnição ambiental foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) após receber denúncia de populares. “Quando os guardas chegaram no local já encontraram uma das árvores completamente sem folhas, então foi embargado o procedimento de poda irregular que estava sendo realizado”, contou.

Os guardas municipais identificaram os responsáveis que não apresentaram nenhuma autorização legal expedida pelos órgão municipais competentes dando o aval para o processo de poda. Os agentes notificaram os autores do ato irregular e encaminharam os dados ao setor de fiscalização da Semurb que dará prosseguimento ao processo de intimação e possível punição dos responsáveis.

Para que seja efetivada a poda de árvores em área da capital é preciso de autorização dos órgãos municipais competentes que devem seguir critérios como observar se o vegetal se encontra obstruindo sinalização semafórica ou de trânsito em geral, se interfere na iluminação pública, se dificulta a passagem de veículos, se causa algum risco à população ou interfere na fachada do imóvel.

Tanto a poda como o abate de árvores estão previstos na legislação e devem seguir os procedimentos técnicos legais para efetuar essas ações. Caso contrário o autor pode responder até mesmo por crime ambiental e punido com multa.