Professores de Geografia e História aprendem ferramenta para o ensino remoto  


Professores de Geografia e História aprendem ferramenta para o ensino remoto  
Adrovando Claro/SME

A formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Natal é um processo constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Desta forma, cerca de 70 professores de Geografia e História participaram da formação online “Como elaborar um site: uso do Google Site como ferramenta para o ensino remoto”, ministrada pela professora doutora Ana Beatriz Câmara Maciel, na tarde da última sexta-feira (08).

 

A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental contou que aprendeu a usar a ferramenta do Google Sites em 2018, em um curso ministrado pela Fundação Lemann, já pensando nos projetos que realizava em sala de aula. “A pandemia ainda impossibilita o retorno das aulas presenciais nas escolas, e a ferramenta virou uma opção especial de trabalho para as aulas não-presenciais. O Google Sites é um conjunto de ferramentas que foi desenvolvido para os professores e alunos aprenderem e inovarem juntos, criar oportunidades de aprendizagem, simplificar as tarefas administrativas e desafiar os estudantes a pensarem de forma crítica”, reforçou Câmara.  

 

A professora Ana Beatriz orientou de forma prática as funções de cada comando do Google Sites e como colocar as atividades didáticas, utilizar ferramentas e configurações, inserindo textos, fotos, vídeos, além das páginas personalizadas por turmas ou assuntos. Ensinou a incluir temas e a escolha do layout do site para gerenciar e publicar os conteúdos das aulas. “Os aplicativos ficam de forma off-line e isso facilita também tanto para o aluno, quanto para o professor. As ferramentas são baseadas em “nuvem” e podem ser usadas facilmente nas salas de aulas virtuais. Os recursos como treinamentos e tutoriais estão sempre disponíveis”, enfatizou.

 

De acordo com a educadora, a tecnologia do Google possibilita aos professores manter o aprendizado personalizado, garantindo o melhor desempenho de suas turmas. Já os alunos se beneficiam com a facilidade da plataforma e ganham mais tempo para o aprendizado. “A nova didática com os alunos é tentar que eles leiam mais e tomem as iniciativas de aprendizagens. Quanto ao site é necessário deixar funcional e se basear nos modelos sugeridos na plataforma para que alunos e pais tenham facilidades no acesso da disciplina. O título do site tem que ser criativo, simples e curto, para que o aluno possa assimilar de forma rápida”, exemplificou a professora Ana Beatriz Câmara. 

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