Prefeitura de Natal inicia vacinação contra a Covid-19 de pacientes com insuficiência renal

Alex Régis/Secom

Os pacientes de Natal acometidos por doenças renais crônicas que realizam hemodiálise começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta quarta-feira (05). A imunização acontece nas clínicas onde é realizado o procedimento de diálise. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 500 pessoas inseridas neste grupo serão atendidas. Os pacientes com insuficiência renal fazem parte da população prioritária de comorbidades do Plano Nacional de Imunização (PNI). O imunizante utilizado neste grupo é o da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz.

A rotina do senhor José Siqueira de Lima, 53, morador do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, foi quebrada de maneira especial nesta quarta-feira. Ao chegar à Nefron Clínica, local onde realiza hemodiálise desde 2013, recebeu a notícia que seria vacinado contra o novo coronavírus e não escondeu a alegria e satisfação. Ele que já superou a Covid-19, foi infectado há seis meses, disse que este momento representa um sopro de esperança e a expectativa de dias melhores: “Estamos vendo tantas pessoas morrendo em virtude dessa doença terrível, inclusive, amigos com quem convivia aqui na clínica, fazendo o mesmo tratamento, ter a oportunidade de receber essa vacina é uma vitória muito grande. Estou muito feliz e agora é seguir com todos os cuidados até a chegada da segunda dose”, contou.

A dona de casa Maria Dulce, 47, residente no bairro Nordeste, compartilhou da mesma alegria. Há 17 anos ela está na condição de paciente renal crônica e não tinha palavras para expressar a sua satisfação com a chegada de sua vez de tomar a vacina: “O nosso tratamento não pode parar, estamos muito expostos no ambiente hospitalar e depois de tantos medos, incertezas, angústia e apreensão hoje chegou o tão esperado momento para todos nós pacientes renais crônicos. É uma bênção na minha vida”, comentou.

Além da Nefron Clínica, as equipes da SMS estão aplicando as vacinas nos pacientes de Natal atendidos no: Instituto do Rim, Centro de Nefrologia de Natal e DaVita Tratamento Renal unidades Ribeira e Lagoa Nova. A aplicação das doses acontece nesta quarta-feira e quinta-feira (06).