Natal tem mais de 11 mil atendimentos de iluminação entre janeiro e abril

Roberto Galhardo/Semsur

A Prefeitura do Natal executou 11.383 reparos de iluminação pública entre janeiro e abril deste ano. As ações são oriundas das solicitações registradas através do Disque-Iluminação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A zona Norte da capital foi a região com maior número de demandas atendidas. De 1º de janeiro a 30 de abril, a região teve 4.540 atendimentos finalizados. Os dados são do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Semsur.

No levantamento realizado pela Semsur, a zona Sul foi a segunda região com maior registro de atendimentos, 3.102 no total. Na sequência aparecem as zonas Oeste - com 2.187 atendimentos finalizados - e Leste - com um total de 1.554 atendimentos.

Os mais de 11 mil atendimentos são referentes a reparos na iluminação, como reposição de lâmpadas, luminárias e problemas nos braços de postes. Para atender essas demandas, equipes são distribuídas diariamente em toda a cidade durante os três turnos do dia. Somente na manhã desta terça-feira (4), equipes trabalharam simultaneamente nos bairros de Mãe Luíza, Santos Reis (zona Leste), Nova Cidade, Bom Pastor (zona Oeste), Igapó e Aliança (zona Norte). As equipes são enviadas aos locais de acordo com as demandas apresentadas pela população.

Call Center

Para atender as demandas da população com mais eficiência, a Prefeitura do Natal conta com um serviço de Call Center exclusivo para iluminação pública. Para solicitar reparos de postes com lâmpadas apagadas, basta o cidadão ligar para o número 0800 281 8980 e informar o problema. Durante a ligação, que é gratuita e pode ser feita de qualquer aparelho, o contribuinte deverá ainda informar o número do poste, além de um ponto de referência. Essas informações irão facilitar as equipes de manutenção a executar os reparos de forma mais ágil. O Disque-Iluminação fica ativo de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 18h.

Além do contato telefônico, o cidadão também tem disponível o site da Prefeitura para solicitar a manutenção da iluminação. Neste caso, basta acessar o endereço http://www.natal.rn.gov.br/ e clicar no link Iluminação Pública na aba Cidadão.

Modernização

O executivo municipal também está trabalhando na expansão e modernização da iluminação da cidade. Através da Semsur, a Prefeitura tem realizado melhorias nas orlas Leste e Sul e em grandes avenidas, além do Centro Histórico de Natal. Depois de concluídas estas etapas, o trabalho de modernização da iluminação avançará pelos demais bairros.

O reaproveitamento de material e o uso dele em áreas com necessidade imediata é um dos trabalhos que serão executados pela Semsur enquanto o serviço de modernização não chega aos bairros. Mais recentemente, a partir do material utilizado na modernização da orla, a Secretaria fez a implantação e melhoria da iluminação da Av. do Contorno (Cidade Alta), da Rua Professor Francisco Luciano de Oliveira (Candelária), da Rua Dom Almeida Lustosa e do entorno do condomínio Mar Del Plata, ambos no Planalto.

"O parque de iluminação de nossa cidade é bastante antigo e apresenta necessidade de melhoria urgente. O prefeito Álvaro Dias sabe disso e classificou a modernização da iluminação como uma das prioridades da gestão. Estamos chegando na reta final da melhoria da qualidade da iluminação da orla e em breve estaremos nas grandes avenidas de toda a cidade e, em seguida, nos bairros", destacou o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega.