Semtas e Seturn realizam entrega de cestas básicas para motoristas de Aplicativos

Semtas

Como forma de minimizar os impactos negativos por conta da pandemia, cerca de 120 cestas básicas, kits de higiene e diversas máscaras foram entregues para a Associação dos Motoristas Autônomos por Aplicativos (Amapp), na manhã desta segunda-feira (03), na Loja Natal Original, Mirassol.  A doação faz parte da parceria da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) com o Busão Solidário, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn).

A ação visa promover segurança alimentar pelas próximas semanas aos trabalhadores, já que as medidas restritas e o isolamento social tiraram desses empreendedores a principal fonte de renda. “Os motoristas de aplicativos estão sofrendo com os efeitos econômicos  provocados em decorrência da pandemia, e nós não poderíamos fechar os olhos para o que está acontecendo agora. A Semtas em parceria com o Busão Solidário procurou assistir à categoria através dos nossos programas sociais. É nossa obrigação ajudar”, reforçou o secretário da Semtas, Adjuto Dias.

Segundo o presidente da Amapp, Evandro Evandro Roque, a realidade vivida por tantos motoristas é a mesma de diversas outras famílias brasileiras. No entanto, a entrega dos donativos garantirá segurança alimentar pelos próximos dias. “Essa cesta básica é de grande ajuda, estamos muito agradecidos por termos sido atendidos Gratidão a prefeitura, o secretário e o busão que estenderam suas mãos e proporcionaram o alimento para esses motoristas, sabemos que o momento não é fácil, mas agora estamos tendo um olhar diferenciado”, explica. Toda essa ajuda é fruto de uma parceria para enfrentar os impactos causados pelo coronavírus no município.

A distribuição de cestas básicas dá continuidade às ações de acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social, realizadas pela Semtas o ano inteiro. Distribuídas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), de modo permanente, no Programa de Acompanhando Familiar de Segurança Alimentar, deu-se continuidade ao cadastramento das famílias enquadradas e, aquelas em situação de vulnerabilidade em razão da Covid-19, passaram a ser acompanhadas pelos CRAS das quatro regiões da cidade, por até seis meses.

O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e/ou risco social. Além disso, o Centro de Referência oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Scfv). Nos Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, como, por exemplo, a Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outros benefícios da Assistência Social.

A entrega seguiu os critérios da Política de Assistência Social, de acordo com as condições de vulnerabilidade e risco social, obedecidas pela Semtas a qualquer tempo.