Educadores Infantis do CMEI Maria Luiza participam de oficina de desenho


Educadores Infantis do CMEI Maria Luiza participam de oficina de desenho
Adrovando Claro/SME

O Centro Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Santos de Souza, situado no Planalto, promoveu um encontro formativo na tarde da quinta-feira (29), para a equipe de educadores infantis e estagiários. Foi realizada a oficina “Desenhando em casa: reinventando experiências e práticas pedagógicas”, mediada pelas professoras do Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Universidade Federal do RN, Gilvânia Pontes, Lucineide Cruz e Dominique Sena, e da graduanda do Curso de Artes Visuais da UFRN, Natália Medeiros. Elas integram o Grupo Arte e Infância.  

 
De acordo com a diretora do CMEI Maria Luiza, Dumara Alves, o encontro oportunizou aos profissionais diálogos sobre o olhar do desenho ampliando o planejamento para as atividades não presenciais que estão sendo enviadas para as crianças atendidas pelo centro infantil. Foram convidados também a participar da formação os docentes do CMEI Kátia Garcia, com a intenção de ampliar experiências com outros educadores da Rede Municipal de Ensino de Natal.   


Para iniciar a oficina, aconteceu uma retrospectiva com apresentação dos desenhos dos professores, referências de livros de desenho e a experiência acadêmica na educação infantil com os diálogos a partir da experiência do Núcleo de Educação Infantil (NEI) da UFRN. Foi demonstrado o formato do ensino remoto na educação infantil, as práticas de desenhos, estratégias, atividades adotadas e os materiais necessários.  

 

A oficina também destacou a organização da transição das aulas do presencial ao remoto com horários para contatos virtuais e para manter o vínculo de aprendizagem dos alunos. A professora do NEI, Lucineide Cruz esclareceu que o professor pode procurar o sentido de valorizar aquele ambiente de aula virtual, que não é na escola, mas é aquele lugar que o aluno vive, que ele mora e faz arte a partir daquele local. “Buscar que os alunos se sintam valorizados nesse sentido de aprendizagem em casa, de trazer as possibilidades da criança é valorizar a expressão dela”, avaliou Lucineide Cruz.


Para a diretora Dumara Alves, a oficina foi um momento muito rico que permitiu a partir da criação do desenho pelos professores participantes, sensibilizar o olhar para o desenho da criança e de que formas pode se lançar desafios criativos no traço das crianças. “Acho que o nosso maior desejo é que as crianças também tenham essa vivência e possam ter esse momento da expressão da arte, de experimentar diversos materiais, e proporcionar às crianças essas novas experiências com as artes”, finalizou. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389