Segunda dose de Coronavac será disponibilizada para idosos a partir de 80 anos

Joana Lima/Secom

Com o pequeno número de doses recebidas esta semana do imunizante Coronavac/Butantan, apenas 1.590 destinadas à segunda dose da vacinação, a Prefeitura de Natal vacinará neste sábado (01) apenas idosos a partir de 80 anos que tenham completado 28 dias ou mais da aplicação da primeira dose e ainda não tenham completado o esquema vacinal. Dados do RN Mais Vacinas mostram que 1.330 pessoas pertencentes a essa faixa etária ainda não tomaram a segunda dose.

A vacinação para este grupo será realizada neste sábado, 01 de maio, em cinco Unidades Básicas de Saúde: UBS Nazaré, UBS Candelária, UBS São João, UBS Panatis e UBS Pajuçara, no horário das 8h às 16h; e nos drives SESI e Ginásio Nélio Dias. Os dois drives também contam com salas de vacinação para pedestres.

A distribuição das vacinas acontecerá da seguinte forma: cada UBS receberá o quantitativo de 100 doses, o SESI receberá 590 doses e dessas, 290 serão para pedestres e 300 para o drive; para o Ginásio Nélio Dias irão 500 doses e dessas, 250 são para drive e 250 para a sala de atendimento ao pedestre. Os agentes de saúde vão entregar o formulário numerado com a finalidade de organizar a fila.

Prioridade
O Secretário de Saúde de Natal George Antunes pede para quem não pertencer ao grupo e prazo acima nominado que não compareça aos pontos de vacinação para evitar aglomerações desnecessárias, visto que somente o público acima nominado será vacinado. “Sabemos que o envio de doses não contempla os mais de 10 mil natalenses que passaram do prazo dos 28 dias do recebimento da segunda dose. O diretor do Butantan, fabricante da vacina, já disse em entrevistas que o atraso da segunda dose não vai comprometer a eficácia da vacina. Então teremos que aguardar o envio de mais doses. Para este sábado só vamos vacinar os idosos de 80 anos e mais que estão com 28 dias ou mais ”, reforça George Antunes.

Oxford
Neste sábado, 01 de Maio, feriado nacional pelo Dia do Trabalhador, apenas o drive do SESI e Nélio Dias estarão funcionando, os demais, fechados. Esses dois locais também estarão vacinando no sábado com o imunizante Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, primeira e segunda dose.

No domingo (02), os drive do Arena das Dunas, OAB, Via Direta, UNP da Avenida Roberto Freire e ginásio Nélio Dias funcionarão das 8h às 16h, para vacinar idosos a partir de 60 anos, apenas com o imunizante Oxford para dose 1 e 2.

O gestor da SMS faz um alerta para as pessoas que não estão indo se vacinar. “Estamos percebendo uma baixa procura pela vacinação, então peço que os idosos aproveitem o final de semana para se vacinar, visto que na próxima semana vamos iniciar a fase das comorbidades que inclui outro público”, alerta.

CONFIRA OS ENDEREÇOS DAS UBS QUE VÃO ABRIR NESTE SÁBADO PARA VACINAÇÃO (01.05)

UBS Pajuçara: Rua  Maracaí, S/N, Conjunto  Pajuçara

USF Panatis:  Rua Das Pimenteiras, S/N, Panatis

UBS Candelária:  Rua Nossa Senhora Da Candelária,  N° 3402, Candelária

UBS São João: Rua Romualdo Galvão, N° 891, Tirol

USF Nazaré: Rua Rubens  Mariz,  N° 447, Nsa Senhora de Nazaré

DRIVE VACINAÇÃO COVID-19

SÁBADO (01) – SESI e NÉLIO DIAS ( OXFORD 1ª e 2ª dose) e CORONAVAC (2ª dose para os idosos de 80 anos e mais que completaram 28 dias ou mais da primeira dose).

DOMINGO (02)

Os drives do Arena das Dunas, OAB, Via Direta, UNP da Avenida Roberto Freire e Nélio Dias funcionarão das 8h às 16h, para vacinar idosos de 60 anos e mais com o imunizante Oxford, dose 1ª e 2ª.

SESI não abre aos domingos.

DRIVE VACINAÇÃO INFLUENZA

SÁBADO (01) – FECHADO

DOMINGO (02)

Os drives do Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias com acesso pelo portão 3, funcionam das 8h às 16h.

Público alvo:
-Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade,