Terminais de ônibus e opcionais recebem desinfecção contra o Coronavírus

STTU

Os usuários que acessam os terminais das operadoras de ônibus e opcionais nos bairros da cidade têm presenciado o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – contra a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19).

Os terminais e os veículos recebem tratamento de desinfecção com produtos que funcionam como película protetora nas superfícies dos ambientes. É uma proteção a mais para os operadores, motoristas, cobradores e usuários dos terminais.

O desinfetante é indicado por ser um agente exterminador de vírus – inclusive usado em hospitais e clínicas. O trabalho é realizado diariamente tanto nas estruturas dos terminais como no interior dos veículos, nos assentos, balaústres (pega-mão), encostos, revestimentos laterais, piso e teto.

O secretário da STTU, Paulo César Medeiros explica que esse trabalho é de grande valia no combate à pandemia de forma local. “É de extrema importância e mostra todos os nossos esforços para conter a disseminação da Covid-19 e outros vírus dentro dos transportes públicos.”

De acordo com a STTU, os usuários e operadores devem também ajudar na campanha de prevenção com medidas já anunciadas pelas autoridades de saúde pública como usar a máscara, higienizar as mãos com álcool 70% na subida e descida do veículo, não levar as mãos ao rosto, ao espirrar ou tossir dentro do ônibus cobrir o rosto com o antebraço para evitar a propagação das gotículas, para que o vírus não sobreviva no ambiente. Há orientação especial também para idosos, gestantes e doentes crônicos no sentido de evitar o sistema em horário de pico.

Outra providência tomada é a limpeza dos banheiros dos terminais e ônibus como forma de conscientizar os motoristas, cobradores e demais funcionários das operadoras reforcem seus cuidados pessoais, lavando sempre as mãos a cada viagem realizada. Todas as iniciativas buscam tornar o sistema de transporte mais seguro, contribuindo com as regras sanitárias e a possibilidade de conter o aumento de casos na cidade.

Recomendações:

- É obrigatório o uso de máscaras;

- Evite comer e conversar dentro do ônibus;

- Em caso de suspeita ou sintomas da Covid-19 não use o ônibus;

- Cobrir o rosto com o antebraço ao espirrar;

- Manter janelas abertas para a circulação de ar;

- Dê preferência para utilizar o transporte público fora dos horários de pico;

- Idoso e grupo de risco devem evitar o transporte público no horário de pico;

- Pague a tarifa com o passe fácil.