Alunos da Rede Municipal recebem itens da agricultura familiar como complemento do kit merenda

Adrovando Claro/SME

A Prefeitura de Natal continua durante toda essa semana, com o processo de distribuição do Kit de Alimentação Escolar da Agricultura Familiar, para os estudantes da Rede Municipal matriculados no ano letivo de 2020. A entrega realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Natal é realizada nos 74 Centros Municipais de Educação Infantil, 72 escolas de Ensino Fundamental e em nove escolas filantrópicas (conveniadas com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE).

Durante toda esta terça-feira (27) várias unidades de ensino realizaram a distribuição do kit composto de 1,5kg de batata doce, 2kg de banana, 2kg de abacaxi e 1kg de polpa de frutas de sabores variados (cajá, goiaba, acerola e manga).

Segundo a chefe do Setor de Alimentação Escolar da SME, Milena Fabrini de Paiva, cada Kit da Agricultura Familiar custou R $27,35 por aluno e um investimento total de R$1.630.114,70. “O aluno do Ensino Fundamental tem um repasse do Governo Federal de R $72,00 para todo o ano e 30% desse valor, por lei, precisa ser utilizado com alimentação originária da agricultura familiar. Já as crianças da Educação Infantil têm um repasse um pouco maior, então, foi feito uma média para chegar ao valor do kit”. Ainda de acordo com Milena Paiva, “a escolha do kit foi pensada em um cardápio já familiar aos alunos, considerando a regionalidade e priorizando os vegetais ofertados pela agricultura familiar. O kit oferece nutrientes, como carboidratos, vitaminas e sais minerais”.

Distribuição
A diretora administrativa do CMEI Professora Maria dos Martírios Lisboa de Menezes, Maria da Conceição Paiva de Castro, contou que a gestão se reuniu com o Conselho Escolar e decidiram pela distribuição imediata dos kits. “São alimentos perecíveis e para evitar o desperdício envolvemos seis profissionais nos dois turnos para distribuição dos gêneros alimentícios. Nosso CMEI possui 151 crianças matriculadas na creche e pré-escola”, afirmou a gestora.

A empregada doméstica Maria Antônia dos Santos Pedroza, mãe de Maria Vitória Pedroza de Souza, do Nível IV do CMEI Professora Maria dos Martírios, comentou que o kit representa ajuda no orçamento familiar. “Com essa pandemia, muitas famílias seguem impossibilitadas de trabalhar, e nossas crianças também estão em casa e precisam de uma alimentação adequada. O kit verde ajuda sim”, afirmou a mãe de Maria Vitória.

Já na E. M. Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho, quem estava na fila para receber o Kit de Alimentação Escolar era a comerciária Luana Larissa Silva dos Santos, mãe de Lara Sofia Silva de Caldas, do 3º ano do Ensino Fundamental. “Já contribui na alimentação da minha filha, porque a situação está difícil. Tudo que acrescenta nos produtos domésticos sempre é bom”, comemorou Luana Silva.

A diretora administrativa da E. M. Professor Tereza Satsuqui, Maria Freire de Aquino Oliveira, explicou que avisou aos pais pelos grupos sociais de cada turma dos 299 alunos e estão todos comparecendo dentro dos horários combinados. “Nossa logística de distribuição envolve 10 pessoas, com membros da secretaria, limpeza e o pessoal da cozinha para agilizar a entrega. Tudo está ocorrendo com tranquilidade e organização”, frisou a diretora.

A distribuição também segue na Zona Norte de Natal. No CMEI Professora Francisca Célia Martins, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, recebem os insumos alimentícios às famílias das 434 crianças matriculadas. Para a diretora administrativa Ana Luiza de Souza Germano, “a entrega dos kits está sendo um sucesso, os pais estão respeitando o distanciamento e as medidas de biossegurança”. Já a mãe de Waldson Davi Gomes da Silva, do Nível III, Izabelle Gilberta G. da Silva, disse que “o kit de frutas e batata doce vai oferecer uma alimentação saudável para as crianças”.

No CMEI Paulina Engrácia Mariz de Faria, no bairro Potengi, a distribuição contempla 146 crianças. A gestora administrativa, Simone Tavares dos Santos Lopes, conta que a organização da entrega foi dividida por turma e horário. “Não houve aglomeração, tudo ocorreu muito bem”, disse.