UBS São João tem atendimento especializado no tratamento de lesões 


UBS São João tem atendimento especializado no tratamento de lesões 
SMS

A Unidade Básica de Saúde São João presta serviço, há oito anos, de atendimento e tratamento especializado em feridas e lesões contaminadas. A equipe realiza a escuta qualificada do caso do paciente para avaliar a possibilidade de encaminhar a consultas com especialistas, realização de exames e assepsia dos ferimentos com curativos. Um dos serviços também contemplados é a retirada de suturas. O serviço é realizado com demanda aberta, de  segunda à sexta-feira das 08h às 12h.


Os casos variam de paciente para paciente, sendo feridas agudas ou crônicas numa proporção entre 40% a 60% dos atendimentos realizados. Ao chegar na unidade, o usuário passa por acolhimento com investigação das causas que possam ter contribuído  com aquele ferimento: histórico de saúde, hábitos alimentares, avaliação física, aferição de pressão e teste de glicemia, além de avaliação do ferimento. Em alguns casos, dada a gravidade, ainda pode ser encaminhado a um pronto-atendimento pela necessidade de avaliação médica de urgência.

 
"Os curativos fazem parte do tratamento das feridas cutâneas, que podem ser originadas devido a cirurgias, traumas mecânicos, pressão ou mesmo doenças como diabetes, insuficiência venosa crônica ou alguns tipos de câncer. Por isso, o tratamento não se resume à troca de curativos, mas se caracteriza por um olhar atento à saúde do paciente como um todo; desde o controle dessas doenças, por exemplo, até a sua condição psicológica. É muito importante o retorno do paciente à unidade nos dias agendados para a conclusão do tratamento e evitar complicações", esclareceu a enfermeira da UBS São João, Sônia Maria Anacleto Trigueiro.

 
Diariamente, a unidade atende de 10 a 12 pessoas, com média mensal de 150 a 200 pacientes por mês. Em 2020 foram realizados 4.133 procedimentos e neste ano de 2021 esse número já chegou a 1.191. A cada dez pacientes, oito saem com lesões cicatrizadas. Na equipe há dois técnicos de enfermagem e uma enfermeira concluindo especialização em dermatologia. As medicações utilizadas sempre são prescritas por um profissional médico da unidade.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389