Semtas  defende espaços adaptados às pessoas com autismo em estádio de futebol

Semtas

No mês que sucede o abril azul, que debate assuntos relacionados ao Transtorno  do Espectro Autista, o titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Adjuto Dias, participou nesta segunda-feira (26), de uma reunião com o presidente do Arena das Dunas, Ítalo Mitre, para tratar da possibilidade de criação de um espaço exclusivo no estádio que seja adaptado para estes torcedores e seus acompanhantes. A ideia é oferecer a essas pessoas um ambiente adequado, voltado para assistir uma partida de futebol de perto.

Ir ao estádio torcer pelo time do coração é um simples passeio de domingo, comum para milhares de famílias pelo Brasil apaixonadas por futebol, porém não é a realidade vivida por uma pequena parcela da população que tem filhos ou são diagnosticadas com autismo .

“Diante desse fato, é importante criarmos espaços no nosso município que beneficiarão essas famílias. Precisamos expandir e criarmos espaços que darão o suporte necessário para eles, incluí-los,  estamos lutando pela inclusão dos TEA” explicou Adjuto Dias.

O secretário Adjuto Dias, informou que o encontro foi produtivo. “Precisamos frisar que o autismo não é uma doença, mas sim uma condição neurológica comportamental. É fundamental que as pessoas possam entender que essa condição está ligada ao desenvolvimento de quem possui a síndrome. Precisamos ter uma atenção especial, identificando a qualidade que cada indivíduo pode ter, sem nunca esquecermos que o amor e a empatia são ingredientes fundamentais para a inclusão,” concluiu.

De maneira geral, as pessoas com TEA apresentam dificuldade de interação social e interesses restritos ou repetitivos. Vale salientar que algumas pessoas podem ter o TEA e desenvolver-se de maneira totalmente independente; outras, no entanto, podem necessitar de atenção para a realização de atividades por toda a sua vida. Apesar de não haver cura, terapias são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e sua maior independência.

A reunião foi acompanhada pela Secretária Executiva da Prefeitura do Natal, Danielle Mafra,  do diretor do Cemure, Sirleno Júnior.