Prefeitura mantém ações para minimizar possíveis efeitos das chuvas


Prefeitura mantém ações para minimizar possíveis efeitos das chuvas
Urbana

Preocupada com os possíveis danos causados pelas chuvas de inverno que se aproximam, a Prefeitura de Natal mantém uma programação diária de ações e serviços para minimizar os estragos provocados pelas precipitações pluviométricas. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), o órgão realiza ações diariamente na cidade, como medidas preventivas, como, por exemplo, limpeza de lagoas de captação e manutenção de galerias, além do conserto de bombas hidráulicas, quando ocorre a quebra de alguma. Na semana passada, a secretaria trabalhou na limpeza da Lagoa do Preá, e nesta semana a equipe se concentra na Lagoa do Primavera. Todas essas ações fazem parte da manutenção da rede de drenagem. 

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) também atua na manutenção das calhas, galerias e limpeza de lagoas de captação, de acordo com as prioridades firmadas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acordado com o Ministério Público. A Urbana realiza, ainda, a limpeza dos taludes e da parte externa das lagoas com uma equipe específica para o serviço.

Áreas de risco
Vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), a Defesa Civil informou que faz vistorias em todas as lagoas de captação da cidade de duas a três vezes por ano. As áreas de risco também recebem atenção especial da Defesa Civil, como, por exemplo, Mãe Luiza, comunidade do Jacó, Passo da Pátria e algumas comunidades da Zona Norte. 

O órgão faz acompanhamento todo mês e também treinamento com a população, alertando para eventuais rachaduras nos imóveis. Caso seja verificado algum risco, a pessoa deve ligar para o 190 (Ciosp) e informar o ocorrido. Além disso, a Defesa Civil verifica a situação das lagoas de captação e das bombas instaladas.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389