Secretaria de Educação define implantação da plataforma Google for Education na Rede Municipal


Secretaria de Educação define implantação da plataforma Google for Education na Rede Municipal
SME

Aconteceu na manhã desta terça-feira (20) mais uma reunião da Secretaria de Educação de Natal com equipe da Google For Education com o objetivo de dar continuidade ao processo de implantação da plataforma na Rede Municipal de Ensino. A reunião aconteceu na plataforma Google Meet.

A implantação promete facilitar o processo de ensino-aprendizagem da rede através da transformação digital, utilizando ferramentas como Google Meet, Classroom, Google Drive e aplicativos Office, contribuindo na relação entre professores e alunos em períodos de educação à distância ou híbrida. Ao compartilhar um pouco da primeira etapa da implantação, a chefe do Setor de Planejamento e Avaliação, Noélia Barbosa contabilizou 608 profissionais que passaram pela formação do Google for Education, fruto de um Projeto de Extensão da UFRN. “Não sabíamos que nossa conta no Gmail dava acesso a ferramentas tão proveitosas para o nosso trabalho. Foi muito enriquecedor ver os professores se familiarizando com aplicativos como o Forms, Drive e o Meet”, contou Noélia.

A representante do Google For Education, Alynne Silva, se colocou à disposição do município para o desenvolvimento dessa implantação, destacando a importância da gestão de segurança que a SME terá com a plataforma. “Todo contato que o professor tem com o aluno ou pai do aluno ficará em poder da secretaria, o que é muito importante para avaliar de perto o processo de ensino-aprendizagem”, enfatizou Alynne, que também elogiou o trabalho da SME de Natal na preparação dos professores durante a implantação. “É muito raro encontrarmos uma estrutura tão preparada como estamos vendo em Natal. Para o professor infantil, por exemplo, é muito mágico saber que pode estabelecer uma conexão com a criança, mesmo ela não estando no ambiente presencial. Essa é a missão do Google for Education”, enfatizou.

Chefe do Setor de Tecnologia Educacional e Desenvolvimento de Pessoal (NTE-Natal), Eliudson Raphael da Silva, falou dos objetivos dessa formação, que é introduzir Natal na Educação 4.0. “Nossa intenção é fazer isso de forma massiva, incluindo alunos e professores, a ponto de fornecer Chromebook para professores e tablets para os alunos, para que façam o acompanhamento de atividades com facilidade. Assim estaremos preparados para continuar as aulas, seja no formato híbrido ou a distância, quando for necessário”, destacou Silva.

Participaram da reunião os secretários adjuntos Paulo Victor Barra (Gestão Escolar), Alexandre Varela (Administração Geral), a chefe de gabinete, Sirleide Oliveira, a chefe do Setor de Planejamento e Avaliação, Noélia Barbosa Queiroz, chefe do Setor de Tecnologia Educacional e Desenvolvimento de Pessoal, Eliudson Raphael Oliveira e os representantes da multinacional, Cezar Augusto (GetEdu), Daniel Mendonça e Alynne Silva. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389