Secretaria de Educação define implantação da plataforma Google for Education na Rede Municipal

SME

Aconteceu na manhã desta terça-feira (20) mais uma reunião da Secretaria de Educação de Natal com equipe da Google For Education com o objetivo de dar continuidade ao processo de implantação da plataforma na Rede Municipal de Ensino. A reunião aconteceu na plataforma Google Meet.

A implantação promete facilitar o processo de ensino-aprendizagem da rede através da transformação digital, utilizando ferramentas como Google Meet, Classroom, Google Drive e aplicativos Office, contribuindo na relação entre professores e alunos em períodos de educação à distância ou híbrida. Ao compartilhar um pouco da primeira etapa da implantação, a chefe do Setor de Planejamento e Avaliação, Noélia Barbosa contabilizou 608 profissionais que passaram pela formação do Google for Education, fruto de um Projeto de Extensão da UFRN. “Não sabíamos que nossa conta no Gmail dava acesso a ferramentas tão proveitosas para o nosso trabalho. Foi muito enriquecedor ver os professores se familiarizando com aplicativos como o Forms, Drive e o Meet”, contou Noélia.

A representante do Google For Education, Alynne Silva, se colocou à disposição do município para o desenvolvimento dessa implantação, destacando a importância da gestão de segurança que a SME terá com a plataforma. “Todo contato que o professor tem com o aluno ou pai do aluno ficará em poder da secretaria, o que é muito importante para avaliar de perto o processo de ensino-aprendizagem”, enfatizou Alynne, que também elogiou o trabalho da SME de Natal na preparação dos professores durante a implantação. “É muito raro encontrarmos uma estrutura tão preparada como estamos vendo em Natal. Para o professor infantil, por exemplo, é muito mágico saber que pode estabelecer uma conexão com a criança, mesmo ela não estando no ambiente presencial. Essa é a missão do Google for Education”, enfatizou.

Chefe do Setor de Tecnologia Educacional e Desenvolvimento de Pessoal (NTE-Natal), Eliudson Raphael da Silva, falou dos objetivos dessa formação, que é introduzir Natal na Educação 4.0. “Nossa intenção é fazer isso de forma massiva, incluindo alunos e professores, a ponto de fornecer Chromebook para professores e tablets para os alunos, para que façam o acompanhamento de atividades com facilidade. Assim estaremos preparados para continuar as aulas, seja no formato híbrido ou a distância, quando for necessário”, destacou Silva.

Participaram da reunião os secretários adjuntos Paulo Victor Barra (Gestão Escolar), Alexandre Varela (Administração Geral), a chefe de gabinete, Sirleide Oliveira, a chefe do Setor de Planejamento e Avaliação, Noélia Barbosa Queiroz, chefe do Setor de Tecnologia Educacional e Desenvolvimento de Pessoal, Eliudson Raphael Oliveira e os representantes da multinacional, Cezar Augusto (GetEdu), Daniel Mendonça e Alynne Silva.