Secretaria de Educação faz balanço da greve dos professores

Crédito da imagem: Manoel Barbosa

Em decorrência do movimento de greve dos professores e educadores infantis da Rede Municipal de Ensino, a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, apresentou nesta sexta-feira (06), em coletiva de imprensa os dados oficiais do movimento, catalogados pelo Departamento de Gestão Escolar (DGE) e Setor de Normas e Organização Escolar (SNOE), junto às 146 unidades de ensino. Na oportunidade, a professora Justina Iva, destacou a proposta da Prefeitura do Natal, já apresentada em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN).

Dos 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 12 estão com as atividades paralisadas, outros 38 CMEIs funcionando parcialmente e 24 unidades de Educação Infantil não aderiram à greve. Nas 72 escolas de Ensino Fundamental, três unidades não aderiram à greve, 58 escolas estão funcionando parcialmente e 11 unidades de ensino estão com as atividades paralisadas.

“A análise dos dados gerais, totalizando as 146 unidades de ensino, representa que 18,4% das escolas e centros de educação infantil não aderiram à greve, 65,8% estão funcionando parcialmente e 15,8% estão com as atividades paralisadas”, detalhou a secretária.

Ainda de acordo com os dados levantados pela SME, a professora Justina Iva afirma que “73% dos professores do Ensino Fundamental estão em greve e apenas 45,4% dos educadores infantis aderiram à paralisação”. O número de profissionais docentes que atuam na Rede Municipal de Ensino nas unidades escolares é de 3.136. Deste total, 2.088 estão em greve, o que totaliza um percentual de 67%.

Do total de 2.116 turmas (Educação Infantil e Ensino Fundamental) 1.356 estão paralisadas. Esse número representa um percentual de 64% das turmas prejudicadas pelo movimento grevista.

Com uma matrícula de 57.132 alunos na Rede Municipal de Ensino, estão prejudicados com o movimento de greve, 36.612 estudantes, o que totaliza um percentual de 64% do universo de discentes matriculados nas escolas e centros de educação infantil. Estão assistindo aulas neste momento apenas 20.520 alunos. O cálculo realizado pelo Departamento de Gestão Escolar (DGE) utilizou uma média de 27 alunos por turma.

Para a secretária Justina Iva, o movimento grevista prejudica muito os alunos, sobretudo, as crianças, os jovens e adultos e suas famílias. “Gostaríamos que o movimento chegue ao fim. Muitos pais nos dizem que a melhor alimentação que seus filhos realizam, é feita nas nossas escolas e centros de educação infantil. Com a paralisação das aulas, os estudantes perdem no campo cognitivo, da aprendizagem, como no campo nutricional”, disse.

Na ocasião a titular da pasta, explicou a proposta apresentada pela Prefeitura do Natal a categoria dos profissionais do magistério, na última quarta-feira (04). Segundo a professora Justina Iva, a gestão apresentou a seguinte proposta: correção dos salários dos profissionais do magistério com o mesmo índice de correção do piso salarial nacional (6,817%) a ser implantada na folha de junho deste ano; atualização, a partir de maio, dos planos de carreira de todos da categoria e retomada imediata da discussão sobre as alterações dos planos de carreira para serem encaminhados à Câmara Municipal de Natal.

Durante a coletiva a professora Justina Iva relembrou os investimentos realizados na educação: a inauguração de 17 novas escolas e CMEIs; investimentos de R$ 69 milhões em manutenção das unidades de ensino, entre construções, reformas e ampliações. Além disso, os professores contaram com uma variação acumulada na base salarial superior a 74%, entre junho de 2013 e janeiro de 2016, entre outros avanços.