Urbana limpa lagoas para prevenir enchentes

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) mobilizou duas equipes de garis neste último final de semana para fazer a limpeza no leito das lagoas e galerias existentes na avenida dos Xavantes, em Cidade Satélite, e na rua Caraú, no conjunto Panatis. O serviço envolveu máquinas e caminhões caçambas e será executado em outras lagoas de captação de águas pluviais.

O diretor de Operações da Urbana, Francisco Costa, informou que a operação já faz parte da programação da Companhia nesta época do ano. A meta é remover os resíduos que impermeabilizam o leito das lagoas prejudicando a infiltração das águas, e desentupir galerias e bueiras responsáveis pela vazão. Em alguns casos, o trabalho é executado em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi).

Noutra frente, garis realizam a capinação, varrição e pintura de meio fio em diversas avenidas da cidade, entre as quais a Jaguarari, e em ruas do Parque das Dunas, Zona Norte da cidade. A remoção de entulhos também faz parte das atribuições da Companhia e hoje um caminhão passou na primeira etapa do conjunto Cidade Satélite removendo entulhos depositados em terrenos baldios.