Livro Natal Cidade Memória será lançado nesta terça

Será lançado nesta terça-feira (9), às 15h, no salão nobre da Assembléia Legislativa, o livro “Natal Cidade Memória”. A nova publicação da Prefeitura do Natal através da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), brinda o público com mais uma grande obra.

O fruto de uma pesquisa de dois anos no acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, o livro é composto por um acervo fotográfico, que aborda a paisagem urbana e natural da cidade, reproduzindo a memória e destacando os aspectos históricos na temática do ontem e hoje. Além disso, faz uma leitura do passado através de textos de autores locais, recortes de jornais antigos e crônicas publicadas no final do século XIX e início do século XX.

Segundo o historiador da Semurb, Luciano Capistrano, “o livro possui fragmentos de textos que ilustram o momento representado na imagem e trechos que falam sobre o cotidiano e os costumes das pessoas à época”, explica. A obra, que foi elaborada pela equipe do Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística da Semurb, será distribuída para as bibliotecas das escolas municiais e outras instituições para servir como fonte de pesquisa.

Além do lançamento do livro, na ocasião também será aberta ao público  a mostra fotográfica itinerante “Natal Cidade Memória” que foi aberta em 2008 em alguns órgãos, mas hoje estará com o acervo completo composto por 300 fotografias que mostram a capital ontem e hoje. Posteriormente, a mostra percorrerá outras instituições, estando também disponível para quem deseje levá-la a sua escola,clube, eventos entre outros.