Loko Motiva faz sucesso nas ruas de Petrópolis

O bloco Loko Motiva fez sucesso entre os foliões que brincaram na tarde desta quinta-feira (11), no bairro de petrópolis. O percurso saiu do Caps Ad Leste e seguiu até o pátio do colégio Ateneu.

Cerca de 200 pessoas entre técnicos, usuários e familiares seguiram as marchinhas de carnaval. A secretária de saúde do município, Ana Tânia Sampaio, também participou da festa. “Esse bloco estava há sete anos parado, eu fiz questão de resgatar cidadania dessas pessoas, lançando o bloco novamente. É uma emoção muito grande poder oportunizar momentos de expressão aos usuários da saúde mental. E isso serve para todos nós valorizarmos nossa saúde”, destaca Ana Tânia.

Entre os usuários que participaram do evento, a senhora Genilda dos Santos, de 42 anos, conta que conseguiu com a ajuda dos técnicos da Saúde Mental uma vitória muito grande. Ela explica que está em abstinência há sete meses e este ano passou no vestibular para Jornalismo. “É possível que o indivíduo que está com problemas mentais se recupere desde que se comprometa com o tratamento”, afirma Genilda, ex usuária do Caps Ad Norte.

A Reforma Psiquiátrica busca a construção de uma nova lógica de acolhimento e de cuidados no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). “É dessa forma que a sociedade entende que é possível todos transitarem juntos, comungando as mesmas datas, eventos, calçadas, cidades, tristezas e alegrias, fantasias e felicidades”, explica a coordenadora de saúde mental da SMS – Valéria Negreiros.

O bloco retornou as ruas este ano por meio da Secretaria Municipal de Saúde que teve a idéia de possibilitar ao usuário da saúde mental contracenar com a sociedade, promovendo a inclusão social e fazendo com que os usuários possam reviver os antigos carnavais.