Baile de Máscaras abre o \\\\\\\"Carnaval da gente, você tá em casa\\\\\\\&

Baile de Máscara completa quinze anos, abre oficialmente o reinado de momo que ganhará nos próximos dias as ruas da cidade com desfiles de escola de samba, blocos e shows.
Crédito da imagem: Canindé Soares

No início era apenas uma brincadeira dos Confeitarista, nome carinhosamente dado aos dos freqüentadores da Confeitaria Atheneu, que colocaram as bandinhas de sopro na rua com o objetivo de resgatar os carnavais antigos. Há vários anos baile faz parte do calendário ofical como uma das principais atrações do carnaval da cidade e abre oficialmente na noite desta quinta-feira o carnaval 2010, promovido pela Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte.

Completando 15 anos, o baile de Máscara surgiu da iniciantiva dos freqüentadores da confeitaria, entre eles Odeman Júnior, Augusto Leal, Ronald Guergel, Elio newson e Airton Bulhões que saiam com bandinhas de frevo, utilizando máscaras e fantasias. Hoje o baile abre oficialmente o carnaval reunindo os foliões de toda parte da cidade. O evento, que inicialmente ficava restrito aos confeitaristas e os moradores do bairro de petrópolis, tomou grandes proporções e há oito anos faz parte da programação oficial do carnaval promovido pela Prefeitura do Natal. Para Odeman Júnior, "o baile se tornou um evento de reencontro dos antigos freqüentadores que fazem questão de comparecer ao evento".

O Cantor Isaque Galvão e a banda Perfume de Gardênia comandam os foliões logo mais a noite. Um repertório resgatando os sucessos dos carnavais dos anos 80 foi preparado pela banda Perfume de Gardênia. A banda conhecida por tocar merengue entra na folia tocando os grandes sucessos de Dodô, Elba Ramalho, Moraes Moreira além dos sucessos atuais de bandas locais. Para Bettoven, um dos integrantes da banda, tocar no carnaval já faz parte da sua carreira. Ele já fez várias gravações carnavalescas juntamente com o irmão Jubileu, como o CD “Encontro Magnéticos” com músicas dos blocos tradicionais. O músico do Perfume de Gardênia que é figura carimbada no baile, coloca a importância de manter um baile nas proximidades da Confeitaria Atheneu, local que foi palco dos principais blocos da cidade como os Meninões, Saca Rolha, Ressaca, Puxa Saco, entre tantos outros . Muito samba também dará o tom do show do cantor performático Isaque Galvão, que também se apresentará no tradicional baile.

O Baile de Mascará terá início a partir das 18h, com a concentração de bandinhas de frevo e às 20h o Rei Momo e a Rainha do Carnaval receberão as chaves da cidade das mãos do Prefeito em exercício, Paulinho Freire. A programação segue com as atrações musicais.