Prefeito em exercício discute com empresários melhorias para o bairro do Alecrim

Uma comissão formada por empresários do bairro do Alecrim esteve reunida na manhã desta quinta-feira (11), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, com o prefeito em exercício de Natal, Paulo Freire, para discutir melhorias para a região, incluindo o ordenamento do trânsito. Ainda participaram da reunião os secretários Municipais de Mobilidade Urbana e o de Serviços Urbanos.

O prefeito em exercício, Paulinho Freire, iniciou a reunião solicitando a integração entre as secretarias e os comerciantes para que as soluções aplicadas posteriormente não gerem conflito. “Essa reunião só surtirá o efeito desejado se houve uma integração total entre as partes. Vamos mostrar serviço e ser transparentes, apontando o que pode ser feito e o que é inviável para a Prefeitura. É de nosso total interesse implantar melhorias no bairro do Alecrim, pois é um compromisso do plano de governo da prefeita Micarla de Sousa”, explanou Pauinho Freire.

Segundo o secretário da Semob, Kelps Lima, na segunda reunião realizada na semana passada, os empresários apresentaram os problemas da região e a secretaria se comprometeu em apresentar propostas para cada um deles. “É isso o que estamos fazendo hoje. O nosso objetivo é o de construir um projeto de mobilidade elaborado e executado com os empresários para tornar o Alecrim um bairro mais agradável de freqüentar, tanto para a mobilidade dos veículos, pedestre e quanto para o transporte público”, informou Kelps Lima.

Integraram a comissão os comerciantes Pedro Ferreira, Enilvan Rodrigues, Egídio Luiz, Francisco Derneval Júnior e o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Ailson Feitosa. Juntos eles apontaram os principais problemas enfrentados pelo bairro e que necessitam de uma maior atenção do poder público.

De acordo com o presidente da Aeba, Ailson Feitosa, há um entendimento dos empresários que diante da situação caótica do bairro do Alecrim, um plano de mobilidade deve ser implantado para o benefício de todos. “Do jeito que está não pode ficar”,afirmou.

Foram colocadas em discussão a situação das paradas, dos estacionamentos, da sinalização, carga e descarga de produtos, iluminação pública, montagem da feira livre, estudo de inversão de vias, retirada de ambulantes das ruas, instalação de câmeras de monitoramento e criação de um ônibus circular no bairro.

O secretário da Semob ainda adiantou que no mês de abril será realizada uma ação experimental do Via Livre na Avenida Interventor Mário Câmara nos horários de pico, com o objetivo de facilitar a circulação dos transportes coletivos. “Repito mais uma vez, como o Alecrim é uma grande área com a mobilidade comprometida, isso só funcionará com a parceria dos comerciantes. A negligência da Prefeitura com o Alecrim que durou mais de 20 anos acabou a partir de agora”, enfatizou.

Ao fim da reunião ficou acertada a realização de um Fórum de Discussão Permanente entre as secretarias e os empresários, a ser realizado todas as sextas-feiras. As primeiras soluções no bairro do Alecrim dever ser implantadas dentro de dois meses, quando um ciclo de mais cinco reuniões onde as propostas serão discutidas, for encerrado. Os empresários ainda agradeceram a abertura do prefeito em exercício, Paulo Freire, em recebê-los.

O prefeito em exercício ainda pediu a compreensão dos comerciantes no tocante às ações da Prefeitura. “Todas elas sempre serão voltadas para o bem da coletividade”, frisou Paulinho Freire.

Feira livre e iluminação pública
Durante a reunião o secretário de Serviços Urbanos, João Bastos, informou que a Semsur abriu um processe de licitação para realizar a troca de potências das lâmpadas do bairro. João Bastos explicou que a licitação inclui primeiramente a mudança acontecerá na AV. 01, e que posteriormente com a apresentação das necessidades, outras vias serão contempladas.

Sobre a feira livre do Alecrim, o titular da Semsur lembrou a lei de ordenamento das feiras livres da cidade. Em relação ao Alecrim, o comércio de rua tem um prazo de 30 horas para ser realizado, incluindo montagem e desmontagem das barradas e o horário de venda dos produtos, começando obrigatoriamente às 18h de cada sexta-feira.
Principais problemas do Alecrim segundo os empresários:
1) Engarrafamentos
2) Estacionamento em Fila Dupla
3) Carga e Descarga
4) Estacionamento para Motociclistas
5) Localização das Paradas de Ônibus
6) Funcionamento de semáforos
7) Ambulantes em vias públicas e paradas de ônibus
8) Sinalização de trânsito
9) Cavaletes particulares em frente às lojas reservando vagas

Propostas da Semob:

1) Estudo de inversão de sentido em algumas vias