Desfiles do carnaval 2010 já têm jurados

Organização já definiu comissão julgadora e apresentações ocorrem de 13 a 15, a partir das 20h, na Ribeira

A Fundação Cultura Capitania das Artes (Funcarte) já escolheu a comissão julgadora do desfile das escolas de samba e tribos de índicos do carnaval 2010 em Natal. O coordenador da comissão, Roossevelt Pimenta, revela que desde outubro a equipe de organização do carnaval vem trabalhando para promover uma festa jamais vista em Natal. “Pelo empenho das pessoas envolvidas no trabalho, pela determinação da prefeita Micarla de Sousa e do Presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, acredito que o carnaval vai ser tranquilo e gostoso de ver e participar.”

A escolha do júri para os desfiles foi feita de acordo com a área de conhecimento de cada integrante. Para avaliar o samba enredo, por exemplo, o jurado deve ser compositor ou letrista. Já para avaliar a bateria, um maestro é o mais indicado. Para avaliar o mestre-sala, a porta bandeira e a comissão de frente, a preferência é por um coreógrafo ou bailarino.

Tempo de apresentação, bateria, figurino, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, conjunto, comissão de frente, adereços, enredo, samba enredo e alegoria são os itens das escolas de samba que serão avaliados pelos jurados. As tribos de índios serão julgadas pelo tempo, figurino, caçador, cacique, pajé, feiticeiro, ritual, originalidade, enredo e alegoria.

Serão 14 escolas de samba a desfilar neste carnaval, sendo oito do grupo “A”, cinco de grupo “B” e uma do grupo acesso (agremiações que se apresentam pela primeira vez). Dez tribos de índios estarão na avenida, sendo quatro do grupo “A”, cinco do grupo “B” e uma do grupo acesso.

Uma estrutura de camarotes e arquibancadas será montada para acomodar jurados e público em geral. As arquibancadas terão capacidade para 1.500 pessoas.

Comissão Julgadora das Escolas de Samba e Tribos de índios Carnaval 2010:

Roosevelt Pimenta – COORDENADOR
José Roberto Silva – BATERIA