SME realiza primeira reunião de gestores de 2010

Crédito da imagem: Adrovando Claro

“Não se faz segurança sem a participação de todos”. Esta a frase do Secretário Municipal de Defesa Social, Dr. Sérgio Leocádio, durante a reunião de gestores que ocorreu durante a manhã de hoje (03/02), no auditório do Cemure. A reunião marcou, efetivamente, o início do ano letivo de 2010 e teve a criação do pelotão escolar como um dos pontos a serem discutidos.

Durante o encontro com os gestores escolares, Leocádio ressaltou a importância da presença da guarda municipal nas escolas de rede, uma vez que estas estão situadas, em sua grande maioria, em áreas de risco da cidade. O secretário reforçou, ainda, a importância ouvir a comunidade, conhecendo assim, a realidade de cada localidade. “Precisamos fazer um planejamento conjunto para não haver erros”.

Antes, porém, de abordar o assunto segurança, a primeira reunião de gestores de 2010 foi aberta pelo Secretário de Educação, professor Elias Nunes. Professor Elias falou de algumas importantes mudanças pedagógicas, planejadas em 2009 e que serão implementadas neste início de ano. Uma delas diz respeito à estrutura curricular da Educação de Jovens e Adultos – o Eja. A partir deste ano, os alunos terão a opção de se matriculares por disciplinas, em sistema semestral, facilitando a adequação de horários de cada um. “Sabemos que grande parte da clientela de estudantes do Eja trabalha o que dificulta sua assiduidade e pontualidade”, afirmou o secretário de educação, reforçando a idéia de que a mudança visa diminuir os índices de repetência e evasão.

Durante a reunião ainda foram trabalhados temas importantes como a matriz curricular, com suas modificações já aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação, e os informes da Jornada Pedagógica, confirmada para ocorrer nos dias 9 e 10 próximos. “Tudo isso faz parte de uma grande preparação para o início das aulas, marcado para o dia 18, com a qualidade e organização necessárias para o atendimento de todos”,explicou a Secretária Adjunta de Assuntos Pedagógicos, professora Tânia Leiros.

A reunião de gestores ocorre todos os meses e em sua edição de feveiro foi realizada em um formato diferente. O turno matutino foi reservado exclusivamente para o atendimento dos gestores das escolas localizadas no zona norte de Natal, e o vespertino para o restante das escolas. Essa metodologia foi utilizada levando em conta a necessidade de um contato maior com os gestores neste início de ano e de tratar as especificidades de cada área", finalizou a professora Tânia Leiros.