Natal terá R$ 400 milhões do PAC da Mobilidade

Prefeitura receberá recursos para investimentos em 16 grandes obras de mobilidade, até 2014.

A prefeita Micarla de Sousa participa, no final da tarde desta quarta-feira (13), do lançamento do “PAC da Mobilidade Urbana da Copa de 2014”. A chefe do Executivo municipal de Natal assinará um termo de cooperação que resultará na liberação de R$ 400 milhões em recursos federais, a serem investidos em obras de mobilidade na capital potiguar, com vistas à realização do Mundial. A solenidade será realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília, com participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Participarão do evento todos os 12 prefeitos das cidades-sedes e os governadores dos estados que vão receber as partidas do mundial de futebol. O “PAC da Mobilidade” irá priorizar projetos que facilitem a circulação de torcedores e turistas durante a Copa, incluindo obras que interliguem estádios, hotéis, aeroportos e rodoviárias.

As verbas destinadas a Natal irão contemplar um total de 16 grandes obras de mobilidade urbana, incluindo viadutos, complexos viários, abertura de novos trechos, melhoria de acessibilidade e da sinalização. Do total, R$ 81 milhões serão repassados ao Estado e R$ 305 milhões para a Prefeitura, através da Caixa Econômica Federal. Município e Estado irão entrar com uma contrapartida de 5% e se responsabilizarão pelas desapropriações.

Ainda nesta quarta-feira, no final da manhã, a prefeita Micarla de Sousa vai se reunir com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, para discutir a participação de Natal nos programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal. O objetivo é atrair ainda mais investimentos para a cidade.

Lista de obras contempladas com recursos do PAC da Mobilidade

Obra (Valor)

Implantação do acesso entre o futuro aeroporto de São Gonçalo e a BR-406 (R$ 15 milhões)

Corredor estrutural Oeste – BR-226 (R$ 39,5 milhões)