SMS discute elaboração da Programação Anual de Saúde 2016

Crédito da imagem: Divulgação SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Natal, por meio do Departamento de Planejamento Estratégico e Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), realiza durante toda esta quinta-feira (23), no Hotel Praia Mar, uma oficina com os gestores e diretores de Departamentos da SMS para discutir a elaboração da Programação Anual de Saúde (PAS) 2016. Com o objetivo de fortalecer o planejamento municipal, considerando a diversidade e as demandas dos demais distritos da capital, o encontro é realizado com vários representantes dos demais distritos e departamentos da SMS.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, o intuito desta oficina é elaborar uma programação clara que se alinhe ao orçamento municipal e que garanta os recursos necessários para a realização dos trabalhos previstos para o ano de 2016.

“Os municípios são obrigados a elaborarem suas programações anuais e enviá-las para ao Conselho Municipal de Saúde. Este encontro é uma forma de unir forças para melhorar a assistência oferecida a toda população de Natal”, afirma o secretário Luiz Roberto Fonseca.

Segundo a chefe de Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão do SUS, Kátia Correia, as atividades foram organizadas por temas e divididas em grupos.

“Discutimos as principais metas e demandas para a gestão das políticas públicas municipais. O planejamento apresenta uma série de iniciativas no sentido de fazer o monitoramento das coordenações e atualização das ações programáticas de saúde, aliadas à questão orçamentária e financeira”, explica Kátia Correia.