Núcleo Comunitário de Defesa Civil é criado em Felipe Camarão

Crédito da imagem: Divulgação Semdes

A Prefeitura de Natal por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) realizou na tarde dessa quarta-feira (22), a cerimônia oficial de criação do primeiro Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) da capital. O órgão de cooperação civil contempla o bairro de Felipe Camarão, situado na zona Oeste da cidade.

Na oportunidade, o titular da Semdes, Osório Jácome, falou da importância de criação do Nudec para a prevenção de situações de crise relacionadas a enchentes, deslizamento de encostas e outras situações que requerem a atuação da Defesa Civil Municipal. Ele pontuou como fator principal do Núcleo a integração do poder público, sociedade civil organizada e a comunidade. “Essa integração é o que fortalece o Nudec e, certamente, vai servir como ferramenta para a prevenção de incidentes e para o combate qualificado, caso não seja possível evitar”, assegurou.

O secretário adjunto de Defesa Civil de Natal, Pedro Junior, explicou o funcionamento do Nudec, que vai ser desenvolvido por meio de reuniões itinerantes, qualificação de populares e com a participação permanente de representantes de ONGs, conselhos comunitários, igrejas e outras. “O Nudec não pertence a nenhuma entidade e sim a comunidade, que tem o poder de opinar e ser ouvida com o objetivo de fortalecer as ações de defesa civil na região onde o Nudec estiver em funcionamento”, informou.

A intenção da Prefeitura com o Nudec é ampliar a atuação da defesa civil em Natal, propondo ações comunitárias que vão trabalhar junto as comunidades de forma permanente, preparando a população para ter condições de dar a pronta resposta inicial em situações de crise, buscando minimizar possíveis danos sociais. Com o Nudec, haverá reuniões e debates periódicos de planejamento, onde serão ouvidas as sugestões e alertas provenientes da própria comunidade.

A cerimônia de criação do Nudec Felipe Camarão contou ainda com as participações do deputado federal Antônio Jácome, de representantes das secretarias municipais de Saúde (SMS), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Serviços Urbanos (Semsur), Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), além de lideranças e entidades comunitárias do bairro de Felipe Camarão.

Nudec

O Nudec é formado por um grupo comunitário organizado em um distrito ou bairro que participa de atividades de defesa civil como voluntário. A instalação do Nudec é prioritária em áreas de risco de desastres e tem por objetivo organizar e preparar a comunidade local para atuar em situações de desastres.