Comissão de Saúde Prisional da SMS realiza ações no Complexo Penal Dr. João Chaves


Comissão de Saúde Prisional da SMS realiza ações no Complexo Penal Dr. João Chaves
Crédito da imagem: Divulgação SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Natal, por meio da Comissão de Saúde Prisional, realizou nesta quarta-feira (22), no Pavilhão Feminino do Complexo Penal Dr. João Chaves diversas ações de promoção à saúde das mulheres privadas de liberdade. A atividade contou com a presença da secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS (SAD-AIS), Saudade Azevedo, das representantes do Setor da Saúde da Mulher, do Homem e do Adolescente, Joana Darc e Fabíola Andréa, além de servidores do Departamento de Atenção Especializada (DAE) e profissionais do Distrito Sanitário Norte II, que é a unidade responsável pelo atendimento realizado no complexo penitenciário.


De acordo com Saudade Azevedo, as reuniões de planejamento e avaliação do presídio acontecem mensalmente e tem a finalidade de oferecer e intensificar o atendimento para melhor atender a saúde das mulheres privadas de liberdade.


“Hoje, conseguimos proporcionar vários atendimentos as detentas, entre eles, vacinas de proteção contra difteria e tétano, teste de glicemia, além do tratamento da escabiose, que é uma doença de pele, facilmente transmissível. Esse é um problema que atinge atualmente 80% das nossas detentas”, explica a secretária adjunta Saudade Azevedo.


De acordo com a vice-diretora do Complexo Penal Dr. João Chaves, Liana de Souza Alves, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ainda para o segundo semestre deste ano, será feito um planejando para intensificar as ações voltadas a saúde prisional.


“O objetivo é oferecer outros tratamentos, como prevenção a diabetes, colesterol, teste de sífilis, HIV, além, exames preventivos e campanhas em prol da saúde da mulher”, ressalta Liana de Souza. Atualmente o presídio feminino conta com aproximadamente 95 mulheres.


Nos próximos meses será implantado no Complexo Penitenciário Feminino o Centro Materno Infantil, com salas voltadas às mulheres gestantes ou com bebês, onde também serão realizados atendimentos ginecológicos.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389