Cerest Natal participa de discussão de protocolo de transtorno mental ligado ao trabalho

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Natal), participará de encontro sobre a implementação do protocolo nacional de transtornos mentais relacionados ao trabalho, nesta sexta-feira (24). Durante o evento, promovido pelo Cerest Rio Grande do Norte e que será realizado no Praiamar Hotel, será discutida a aplicação do documento no Estado.

Segundo a diretora do Cerest Natal, Tânia Barbosa, o protocolo é importante para que os profissionais das áreas de Psicologia e Psiquiatria saibam estabelecer a vinculação entre o adoecimento físico e emocional de trabalhadores com os transtornos mentais, para um tratamento correto e eficaz. Durante o evento, serão discutidas as formas de como o protocolo será aplicado em todo o Estado.

“Hoje, uma série de fatores negativos e diretamente relacionados ao trabalho contribuem para que o trabalhador desenvolva algum tipo de transtorno mental, que é extremamente prejudicial como pessoa e como profissional. Por isso, precisamos implantar e implementar o protocolo o mais breve possível, para que esses trabalhadores adoecidos possam receber o tratamento adequado e retornar às suas atividades profissionais com qualidade de vida”, afirmou Tânia.

Além dos Cerests municipais, participarão também das discussões a rede de policlínicas de Natal, profissionais em atuação nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) e da Liga Acadêmica de Neuropsiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LNP-UFRN).

Violência e pressão são fatores de risco
A subcoordenadora do Cerest Rio Grande do Norte, Daniela Costa, disse que é preciso estabelecer a ligação entre o adoecimento dos trabalhadores e os transtornos mentais, e que essa combinação vem acontecendo cada vez mais nos últimos anos, devido a uma série de fatores que prejudicam a saúde física e mental das pessoas, enquanto profissionais e em decorrência de sua atividade de trabalho.

“Entre os fatores que contribuem para o surgimento do transtorno mental relacionado ao trabalho estão o crescimento da violência contra pessoas, a pressão por produtividade, a fragilidade dos vínculos empregatícios, assédio moral e outras situações desgastantes vividas no cotidiano. E isso é apontado, hoje, como uma importante causa de afastamento, permanente ou temporário, de trabalhadores do seu ambiente de trabalho”, explicou.