Novos gestores da rede municipal participam de curso de formação

Crédito da imagem: Manoel Barbosa

A Secretaria Municipal de Educação de Natal está realizando uma formação para os gestores das unidades de ensino que foram empossados no último dia três de julho. A formação acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e é composta de vários módulos.

Na manhã da terça-feira (21), a formação tratou da escrituração escolar e contou com a presença de 150 gestores – pedagógicos e administrativos - e inspetores escolares. O módulo foi ministrado pelo Setor de Normas e Organização Escolar (SNOE).

O objetivo da formação é orientar os novos gestores das escolas quanto ao processo de escrituração escolar e arquivamento de documentos da unidade de ensino. De acordo com, Liane Ataliba, chefe da SNOE, é importante que a escola mantenha todos os dados da vida funcional dos servidores e alunos de maneira organizada. “A escrituração escolar engloba toda essa organização da documentação”, destaca Ataliba.

Diretor pedagógico da Escola Municipal Luiz Maranhão Filho, o professor Adilson Alves Bezerra, participou do curso. “Acredito que seja fundamental a formação se tratando da questão que muitos gestores estão iniciando na função e necessita tomar conhecimento desse funcionamento”, afirmou.

A formação desse módulo foi dividida em quatro partes: inspeção escolar, auxiliar de secretaria, documentos para a escrituração (ficha de matrícula, ficha individual do estudante, ficha de acompanhamento, histórico escolar e atas e resultados finais) e o arquivo escolar.

Já na noite da terça-feira (21), o curso foi ministrado para os gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) sobre a temática da prestação de serviços terceirizados. O gestor de Contratos de Serviços Terceirizados, Nerivaldo Luiz da Silva, falou sobre a função do Gestor de Contrato e as atividades desempenhadas pelo gestor.

Diversos temas também foram abordados, entre eles, a qualificação, capacitação e aperfeiçoamento dos servidores terceirizados; a avaliação de desempenho; as atribuições, horários e folhas de ponto dos auxiliares de serviços gerais, dos assistentes de secretariado, dos auxiliares de cozinha e merendeiras, e dos porteiros diurnos e noturnos.

A programação do curso de formação começou na segunda-feira (20) e segue em variados dias desse mês e do próximo, marcado o encerramento para o dia 21 de agosto. Cada departamento da SME apresentará uma temática de fundamental importância para a caminhada dos novos gestores serem realizada com sucesso.