Unidade de Saúde de Bela Vista promove caminhada em prol do patrimônio público

Usuários e servidores de saúde da Unidade de Saúde de Bela Vista, localizada no bairro de Igapó, zona Norte de Natal, se uniram na manhã desta sexta-feira (17) e saíram pelas ruas do bairro em caminhada pela paz e para sensibilizar a comunidade em prol do patrimônio público. Na última terça-feira (14), uma dupla de assaltantes invadiu o prédio, roubou objetos da unidade, de servidores e dos usuários que estavam à espera de atendimento. A caminhada também contou com a presença dos servidores e usuários da Unidade de Estratégia da Saúde da Família de Planície das Mangueiras.

“Fizemos essa caminhada como forma de sensibilizar à população diante de um momento tão crítico e delicado. Queremos conscientizar à população, por meio de ações educativas, mostrando as potencialidades dos serviços realizados pela unidade. O apoio dos usuários nesse momento é fundamental”, afirma a gerente do Distrito Sanitário Norte II, Aldair Bezerra.

A gerente do Distrito Sanitário Norte II, Aldair Bezerra, explicou que após o ocorrido a unidade ficou fechada porque os servidores e usuários estavam em pânico. Na manhã da quinta-feira (16), foi realizada uma reunião na unidade para discutir a problemática e criada uma comissão formada por três usuários e quatro servidores que foi conversar, pessoalmente, com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do RN, tenente coronel Manoel Kennedy Nunes, responsável pelo policiamento na zona Norte de Natal.

“Nos reunimos para encontrarmos, juntos, meios de diminuirmos a sensação de insegurança instalada na unidade depois do arrastão feito por bandidos armados e reorganizarmos o processo de trabalho para o retorno normal dos serviços prestados àquela comunidade”, afirmou a gerente Aldair Bezerra.

Aldair Bezerra considera que a reunião foi positiva e que a população e servidores pediram a ampliação do número de agentes patrimoniais fardados, a aplicação de películas no vidro das janelas, dentre outras demandas que foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, já se reuniu com a secretária Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, para discutir estratégias que possam garantir o funcionamento das unidades com segurança e tranquilidade aos usuários e servidores.

Além disso, Luiz Roberto informa que a Secretaria Municipal de Saúde deve ampliar, nos próximos meses, o número de vigilantes armados nas unidades de saúde de Natal, e que na próxima segunda-feira (20) haverá uma reunião para discutir quais os melhores equipamentos de segurança, como câmeras, cercas elétricas, que poderão ser instaladas nas unidades de saúde do município.