Alunos da Escola Francisca Ferreira visitam o Museu Câmara Cascudo da UFRN

Crédito da imagem: Divulgação

Um grupo formado por 35 alunos da Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, com idades entre 11 e 14 anos, visitaram o Museu Câmara Cascudo, na tarde desta quinta-feira (16), dentro do projeto “Pelotão da Cidadania”. Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental conheceram o espaço pela primeira vez. A Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva está situada no bairro do Bom Pastor.

Durante a visita os estudantes foram apresentados aos espaços da paleontologia e se depararam com fósseis e réplicas de animais como o tatu gigante, o elefante e outros que habitaram o território do Rio Grande do Norte há milhares de anos. Ainda neste espaço, conheceram pesquisas realizadas em escavações e noções sobre Malacologia (estudo dos moluscos). Em outro momento os alunos se prenderam às informações sobre a anatomia comparada de grandes mamíferos como a baleia da espécie Mike, o cavalo, o jumento, o boi, búfalo e elefante.

Ainda durante a exposição, o grupo conheceu um pouco da etnologia indígena e afro-brasileira, observando costumes e crenças das tribos Tapuia, Tapará, Potiguara, e de grupos humanos como Caboclos dos Riachos, Mendonça do Amarelão e Eleotério do Catu, existentes em território potiguar.

Voluntária do projeto, a professora Jerliane de Araújo, falou da oportunidade “impar para os alunos conhecerem um pouco da história do RN”, em projetos como o “Pelotão da Cidadania”.

A aluna Gabriela Soares de Oliveira, de 11 anos, disse que achou “tudo é muito interessante”, e contou ser a primeira vez que visita o Museu Câmara Cascudo. Já o colega de Gabriela, João de Lima Soares, de 15 anos, ficou impressionado com a réplica de uma caverna existente na cidade de Baraúnas, distante 314 km de Natal.

O Museu Câmara Cascudo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, (UFRN), foi criado desde 22 de novembro de 1960. É uma unidade de preservação conservação e divulgações das ciências naturais e antropológicas e que tem por finalidade o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. Vem contribuindo para o desenvolvimento sócio cultural e científico do (RN), por meio da preservação, pesquisa e comunicação das ciências naturais e antropológicas.

Pelotão da Cidadania
Criado em 2009 como um projeto de educação complementar, o Pelotão da Cidadania continua promovendo ações educativas, de saúde e cultura para os alunos da rede municipal de Natal. O projeto é coordenado pelo o Departamento de Atenção ao Educando (DAE), da Secretaria Municipal de Educação de Natal.

O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Natal, trabalha a preservação do patrimônio público, historiográfico, além da educação no trânsito e na saúde. O objetivo é sensibilizar e capacitar estudantes para atuarem como agentes multiplicadores do desenvolvimento de ações educativas nas diversas áreas do conhecimento.