Estratégia da Secretaria Municipal de Saúde mantém Natal livre da Rubéola

As estratégias desenvolvidas nas Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), do Setor de Vigilância em Epidemiológica (SVE) e do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), foram decisivas para que Natal, estivesse livre da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), doenças erradicadas oficialmente no continente americano.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Juliana Araújo considera o fato de a Rubéola ter sido erradicada nas Américas como uma boa notícia para Natal e enfatiza que a imunização é importante em todas as fases da vida. “A única maneira da rubéola permanecer erradicada é manter a vacinação em dia, principalmente as mulheres que pretendem engravidar, que devem se vacinar até três meses antes de engravidarem”.

“Passada a adolescência, muitas pessoas acreditam que a carteira de vacinação não é mais necessária, e que todas as doses de imunização administradas na juventude serão suficientes para o resto da vida. No entanto, existe um calendário de vacinas específico para adultos e, qualquer que seja sua idade, sempre será importante manter a caderneta em dia”, explicou Juliana.

A chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis, Solange Cruz, acredita que Natal conseguiu erradicar a doença, graças a contribuição dos profissionais e da população. “Essa é uma vitória de Natal, do povo brasileiro que acreditando nas campanhas de vacinação e no SUS, compareceu as unidades de saúde da capital para se imunizar. Além disso, a contribuição do trabalhador da saúde trouxe esse resultado para o Brasil”, comemorou Solange Cruz.

Todas as vacinas dos calendários estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, são oferecidas gratuitamente nos serviços de saúde de Natal. A vacina da Rubéola é a tríplice viral que protege contra Sarampo, Rubéola e Caxumba. O esquema dessa vacina consiste em duas doses, sendo a primeira com um ano de idade e a segunda dose com um ano e três meses. Quando a pessoa não toma a vacina nessa faixa etária, mantêm-se as duas doses até 19 anos. A partir dos 20 anos até 49 anos é dada em dose única.