Coordenadores pedagógicos de ensino fundamental participam de formação


Coordenadores pedagógicos de ensino fundamental participam de formação
Crédito da imagem: Manoel Barbosa

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Canal Futura, realizou o encontro de formação com a participação de 72 coordenadores pedagógicos das escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Natal, na terça-feira (14). A formação foi ministrada pela analista de projetos do Canal Futura, Ana Amélia Melo, com o tema ‘Violação de Direitos: Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes’. Foram formadas duas turmas, uma pela manhã, das 8h ao meio dia e outra turma no horário da tarde, dás 13h30 às 17h30, na livraria Paulinas.

De acordo com a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental (DEF/SME), Rosa Magda, a formação teve como objetivos refletir sobre o fenômeno da violência sexual de crianças e adolescentes com base no material: ‘Que Abuso e Exploração é Essa?’ e discutir a utilização do acervo apresentado como estratégia pedagógica a ser utilizado pelo educador com foco na proteção da infância e adolescência. “A formação preparou os educadores para abordar o assunto junto com as crianças e as famílias. Cada escola recebeu para ser trabalhado em sala de aula, a serie de vídeos - Que Abuso é Esse? contendo oito DVDs”, afirmou Rosa Magda.

A analista de projetos do Canal Futura, Ana Amélia Melo, explica que a ideia é que as series dos programas sejam utilizados pelos professores em sala de aula, para que os alunos possam ter mais informações sobre ‘O que é o abuso sexual? e como identificar. “Muitas vezes não se sabe até que ponto é um carinho, ou quando deixa de ser um carinho e passa a ser um abuso. A serie busca informar para as crianças e adolescentes, com formato lúdico, e ao mesmo tempo passa a ser uma ferramenta de trabalho do educador”, disse. A oficina de formação contou com uma imersão do conteúdo; O que é abuso sexual? Como podemos percebê-los? A diferença entre abuso e exploração sexual.

Os coordenadores pedagógicos participaram de diversas atividades, entre elas, a vivência inicial: ‘Despertando os sentidos’; uma atividade integradora de leitura de imagens fixas com imersão na temática do abuso e exploração sexual; assistiram ao vídeo Que Abuso é Esse? episódio “É só carinho”; uma atividade em dupla: sobre mitos e verdades; a exibição do vídeo – Que Abuso é Esse? “O caminho da denúncia”. Também foi realizada uma conversa sobre os avanços e desafios na política: Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Plano Estadual e o planejamento de atividades sobre a temática nas escolas.

A Secretaria Municipal de Educação integra o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Serie de programas

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é o tema da serie Que Abuso é Esse?, que é apresentado na grade de programação do Canal Futura. Os vídeos, segue o mesmo formato da série anterior (que exploração é essa) fazendo uso de linguagem lúdica para tratar desta que é uma das mais graves violações de direitos humanos de crianças e adolescentes previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e aprofundar os debates sobre o tema.

Com oito episódios, a série tem como protagonistas três personagens de marionetes – a professora Elvira, o agente de saúde Damião e a dona de casa Neusa. Ao longo do programa, o trio de marionetes discute um assunto e, em seguida, um ou mais especialistas (que pode ser um profissional de saúde, advogado, psicólogo, educador, sociólogo ou assistente social) complementa com esclarecimentos e mais informações sobre o tema. Ao final de cada programa, informações sobre o Disque 100 – Disque Direitos Humanos são divulgadas, estimulando o seu uso e ressaltando sua importância.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389