Natal promove debate sobre Violência contra a Pessoa Idosa

Tema atual e pouco debatido pela sociedade, a violência contra a pessoa idosa será discutida nesta quarta-feira (15) pelo Centro Especializado de Atenção à Saúde do Idoso (Ceasi) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal. O objetivo da ação, que será realizada no auditório da UnP da Floriano Peixoto, em Petrópolis, é conscientizar a população sobre os efeitos negativos e as formas de se prevenir e combater esse tipo de violência.

Segundo a administradora do Distrito Leste, Doriela Félix, a programação foi pensada de forma a abordar um tema real e importante para sociedade, mas que, por não tem muita visibilidade, não é discutida. Por isso, além da palestra que será ministrada pela psicóloga, os participantes também poderão ouvir um relato de experiência, dos servidores do Centro Especializado de Atenção à Saúde do Idoso (Ceasi).

A palestra, que terá por tema “Violência contra a Pessoa Idosa: como e onde buscar ajuda”, será ministrada pela psicóloga Camomila Ferreira e deve começar às 9h15. “Logo após, teremos um relato de experiência dos profissionais que trabalham diretamente com os idosos e que recebem vários casos tristes e que precisam ser mudados”, disse Doriela.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Jéssica Sales, é preciso criar uma consciência mundial, social e política sobre existência da violência contra a pessoa idosa, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal e debater as diversas formas de prevenção.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), foram notificados 235 casos de violência contra o idoso em Natal durante o ano de 2014. No entanto, é possível que este número seja muito maior, por causa da subnotificação das ocorrências. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que quem souber ou presenciar casos semelhantes, deve denunciar à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do Disque 100.

Violência possui várias faces

A violência contra a pessoa idosa pode se manifestar de várias formas, como abandono, humilhação, cárcere privado, roubo, espancamento, violência física e psicológica. Muitas vezes, por vergonha, medo ou ameaça, as vítimas não conseguem denunciar seus algozes, principalmente quando estes são pessoas que deveriam protegê-los e cuidá-los, como os familiares mais próximos.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi celebrado no último dia 15 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.