SMS e Sindsaúde chegam a acordo sobre pauta de reivindicações de servidores em greve

Crédito da imagem: SMS

Após uma reunião que durou pouco mais de três horas durante a manhã desta quinta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde) chegaram a um consenso sobre a pauta de reivindicações apresentada pelos servidores municipais de saúde, em greve desde ontem. Entre os pontos acordados, estão a retirada das faltas e a devolução do dinheiro descontado dos salários da categoria, durante a greve do ano passado.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, o resultado da reunião foi muito positivo e os pontos reivindicados pelo Sindsaúde são legítimos e possíveis de serem cumpridos, de acordo com a especificidade de cada um. Apenas a discussão sobre a data-base da categoria não foi definida, porque é preciso um entendimento das condições administrativa, financeira e de planejamento da SMS antes de se propor um valor de reajuste.

“Foi tudo muito tranquilo, todos estavam dispostos a conversar e a chegar a um entendimento. São pleitos de negociações anteriores à nossa gestão, ou seja, referente a um acordo firmado no ano passado e vamos nos esforçar junto à Procuradoria Geral do Município para encontrarmos uma forma jurídica para retirar o corte do ponto da folha dos servidores do ano passado, já que a greve de 2014 não foi considerada ilegal e que entendemos como um direito líquido e certo dos servidores”, afirmou.

O secretário ressaltou que o tão esperado concurso público para a saúde do município deve sair em janeiro de 2016, mas antes, a secretaria deverá fazer processo seletivo temporário, para atender às demandas dos usuários do sistema de saúde natalense.

“Espero que prevaleça o bom senso dos servidores para entender que a situação do país é muito difícil e, consequentemente, de estados e municípios também. A sensação que tenho é que os demais pontos são possíveis de avanço e, sendo cumpridos, facilita muito a possibilidade de negociação, mesmo que a data-base não seja na expectativa que eles estão esperando, em relação a percentual de aumento. Saio desta reunião feliz, satisfeito e acho que os servidores também, porque sentiram que queremos avançar nas negociações e atender também às suas necessidades", afirmou o secretário de saúde de Natal.

Os servidores presentes à reunião, realizada no auditório da SMS, saíram satisfeitos com os avanços obtidos em relação à pauta de reivindicações apresentada. Segundo a presidente do Sindsaúde, Simone Dutra, o secretário Luiz Roberto Fonseca teve uma postura aberta em assumir o compromisso de retirar as faltas e devolver os valores descontados na greve de 2014 e em ouvir os pleitos da categoria.

“Faço um balanço positivo, primeiro porque percebemos o compromisso do secretário em nos ouvir e entender o nosso posicionamento e também porque abriu-se um canal para o cumprimento do acordo que foi firmado com a gestão anterior da SMS e que não foi cumprido como deveria ter sido”, afirmou.