Projeto: Construção e Memória Institucional vai resgatar a história da previdência municipal

Crédito da imagem: Alex Régis

A presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal (Natalprev), Maria Helena Duarte, lançou na manhã desta quinta (29), no auditório da SEMAD, o primeiro passo para o resgate da história da previdência social no âmbito municipal com o “Projeto: Construção e Memória Institucional”. O projeto tem como objetivo fazer o levantamento dos dados descritos como memória, o resgate documental e patrimonial e a instalação de um espaço para o acervo.

Durante a apresentação, Maria Helena destacou entre outras coisas, as leis que deram origem a previdência social municipal, com a primeira sendo promulgada em 1929 e a última em 2009, com a lei º 110 daquele ano, que criou o Natalprev e está em vigor.

A presidente ainda falou sobre a construção da nova sede, que, seguindo a tendência da arquitetura mundial, será um prédio moderno de 3 andares, mas mantendo sua fachada histórica. Nele, os servidores da Natalprev e do município de Natal terão à disposição uma sala de convivência, memorial, auditório para 50 pessoas além de um espaço para amplo atendimento. “Esse prédio não é só da Natalprev, é de toda a prefeitura municipal e queremos passar o Natal desse ano lá”, disse Maria Helena se referindo ao prazo de término da obra.

O Instituto ainda vai produzir um boletim informativo mensal, documentários, galeria dos ex-presidentes, centro de documentação, portal, biblioteca e a criação e instalação do memorial.

“O projeto começou em novembro de 2014 e tínhamos que terminar até janeiro de 2016, mas vamos acelerar e terminar em dezembro de 2015. É a história da previdência social da nossa cidade” afirmou a memorialista Udymar Pessoa, que, juntamente com a museóloga Odinelha Targino e o redator Paulo Jorge Dumaresq formam equipe responsável pelo projeto.

O Controlador-geral do Município de Natal, Dionísio Gomes, ressaltou a importância de se preservar a história. “Preservar a história é o maior indicador de desenvolvimento” disse Dionísio, completando que nesse projeto estará a história de 21.000 famílias de servidores da prefeitura municipal do Natal.