Proteção ao planeta está na ordem do dia no Cemei Stella Lopes

Crédito da imagem: Adrovando Claro

Para os moradores de Nova Natal, proteger o planeta é uma questão de primeira necessidade. A comunidade tem pressa. E demonstrou com atitude, participando ativamente da II Caminhada Ecológica do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Stella Lopes da Silva, na manhã desta quinta-feira, 19. O evento foi um sucesso e engajou não só os professores, pais e alunos, mas os próprios moradores do bairro, que saíram às ruas para se integrar ao grupo.

“As várias faces do lixo” foi o tema da atividade, uma das muitas que o Cemei realiza ao longo do ano. “O resultado foi excelente, sob duas vertentes: primeiro que trabalhamos a conscientização das próprias crianças acerca da sua responsabilidade com o planeta, pois elas serão os adultos de amanhã. A outra é que os moradores estão sendo alertados pelos nossos alunos, despertando para os cuidados com o meio ambiente em pequenas atitudes do dia-a-dia”, avaliou Fátima Dutra, vice-diretora.

O dinamismo do projeto realizado ao longo de todo esse ano pode ser constatado nas inúmeras atividades envolvendo as crianças dos dois turnos. Visita ao bairro, entrevista com moradores e oficinas com material reciclado são algumas das práticas cotidianas já incorporadas ao dia-a-dia.

O “agentinho seletivo” é outra inovação: a cada dia, no recreio, alunos se encarregam de fazer a coleta seletiva do lixo produzido por eles próprios. São escolhidos quatro alunos por sala, que vão recolher os resíduos com sacolinhas apropriadas para a seleção.

Na próxima semana já está agendada uma palestra para os pais com o tema “Lixo não, alimento”, com instrutores do SESC, que fazem parte do projeto Mesa Brasil, para orientação de como as cascas das frutas e legumes podem ser reaproveitadas no incremento do cardápio.