Projeto Saúde Ambiental chega à comunidade Soledade I

A Prefeitura do Natal, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando o projeto: “Um olhar sobre o território: Saúde ambiental nas unidades de saúde de Natal”. O projeto está acontecendo hoje (19) na unidade de saúde de Soledade I, localizada na Zona Norte de Natal.

Considerando as ações de promoção à saúde, a Vigilância em Saúde Ambiental tem como principal objetivo identificar, monitorar e implementar ações de controle de fatores de risco, presentes no meio que possam comprometer a saúde humana.

A idéia do projeto é passar para a comunidade informações sobre a água que está sendo consumida na região em que residem. “Nós fazemos um trabalho específico para cada região. Estamos inicialmente trabalhando com a região Norte. Coletamos e analisamos as condições da água de cada bairro, em seguida marcamos com as unidades um dia para passarmos as informações para a comunidade” explica a Liene Medeiros- Técnica do setor da vigilância Ambiental.

A coordenadora do programa Vigiágua – Priscila Cruz explica a população sobre os cuidados que devem tomar com a água consumida em casa, formas de monitoramente, verificação do grau de Nitrato e leitura dos recibos da água.

“É interessante porque além dessas pessoas estarem agregando conhecimentos, está também aprendendo a se prevenir contra eventuais doenças de veiculação hídrica” destaca Priscila Cruz.

Durante a apresentação do projeto Liene Medeiros também leva a comunidade informações sobre resiliência na terceira idade – são maneiras de descobrir como enfrentar dificuldades na terceira idade.

O projeto: “Um olhar sobre o território: Saúde ambiental nas unidades de saúde de Natal” faz parte do programa Vigiágua - Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano que tem como objetivo o desenvolvimento de ações de vigilância em saúde ambiental, relacionada à qualidade da água para consumo humano, com vistas a garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, para a promoção da saúde.