O prefeito de Natal Carlos Eduardo empossa nesta sexta-feira (17), às 10h, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, os novos conselheiros não governamentais do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica).
Ao todo, sete instituições não governamentais foram eleitas para cumprir o biênio 2014/2016. Como titular assumem as seguintes instituições: Centro Marista da Juventude Natal, Associação de Juventudes Construindo Sonhos, Pastoral da Criança, Escola Cultural de Capoeira Cordão de Ouro, Centro Educacional Dom Bosco, Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC), Instituto Maria Soledade.

“O Comdica é um conselho de extrema importância, sobretudo, nos grandes eventos como o que teremos em junho no Brasil e aqui em Natal, que é a Copa do Mundo. A cidade deve estar preparada para receber o mundial de futebol, como também, outros grandes eventos, considerando que é uma cidade turística. O Conselho tem o intuito de combater todas as formas de violência e violação de direitos contra crianças e adolescentes como, abuso e exploração do trabalho infantil, tráfico de crianças, entre outros”, destacou a titular da Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas), Ilzamar Pereira.

O Conselho de Direitos é um canal de participação social dos cidadãos, que tem como objetivo fazer com que suas demandas e prioridades orientem as políticas públicas de atendimento à infância e juventude. É um órgão criado por determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal n° 8.069/90), devendo, obrigatoriamente, fazer parte do Poder Executivo. Em Natal o Conselho foi criado pela Lei Nº. 5.759, de 16 de novembro de 2006.

ONGs suplentes:
1. Casa do Menor Trabalhador
2. Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social
3. Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes – Gami
4. Associação Vivei
5. Lar Fabiano de Cristo
6. Núcleo de Desenvolvimento Social - NCI / NDS
7. Associação Madre Rosa
8. Associação para o Desenvolvimento de Iniciativa de Cidadania do RN – Adic