Conselhos tutelares de Natal recebem automóveis e equipamentos do governo federal

Os quatro conselhos tutelares de Natal receberam na tarde desta sexta-feira (17) equipamentos ofertados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, dentro do programa do governo federal Viver sem Limites. A ministra da pasta, Maria do Rosário, fez a entrega dos benefícios em solenidade realizada no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Outros 58 conselhos municipais distribuídos nos municípios potiguares também foram reaparelhados. Cada conselho tutelar foi contemplado com um automóvel, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro.

Caberá à Prefeitura do Natal e as demais gestões municipais a complementação dos equipamentos (mobiliário, internet, telefone e espaço apropriado), bem como contribuir com o zelo destes recursos. A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Pereira, representou o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, na solenidade. O chefe do Executivo municipal não participou do evento, pois no mesmo horário estava no Centro de Convenções, acompanhando o vice-presidente da República, Michel Temer, em outra solenidade.

A ação do programa Viver Sem Limites tem por objetivo apoiar as prefeituras municipais nos processos de qualificação da rede local; fortalecer os conselhos tutelares enquanto órgãos estratégicos do Sistema de Garantia de Direitos (SGD); e fomentar o acesso e o uso do Sistema de Informações para Infância e Adolescência (Sípia Web) junto aos conselheiros tutelares. Ilzamar Pereira enalteceu a importância dos serviços prestados pelos conselhos tutelares na cidade e, em nome do prefeito, reafirmou o compromisso da administração em fortalecer e contribuir para o bom funcionamento dessas instituições. Ela lembrou que a Semtas vai ministrar cursos para capacitar os conselheiros tutelares que atuam na capital potiguar.

Para a secretária, o trabalho dos conselhos tutelares só terá sucesso se toda a rede de atendimento funcionar, objetivando essa meta a titular da Semtas revelou que a atual gestão, assumiu o compromisso de resgatar e articular todas as áreas que atuam no processo: “ A população quer e merece um serviço de qualidade e nós da Prefeitura iremos trabalhar para melhorar o atendimento dos conselhos”, disse.

A ministra titular da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, destacou o montante investido pelo governo federal para reaparelhar os conselhos tutelares do Rio Grande do Norte, onde foram investidos R$ 3,5 milhões na ação. Maria do Rosário revelou que a iniciativa visa a potencializar o alcance do trabalho dos conselhos tutelares nas cidades contempladas. “Os conselhos são o coração dessa rede integrada de atendimento e precisam de estrutura para fazer um bom trabalho”, definiu ela. A ministra também alertou para que os municípios fiscalizem e desenvolvam ações para ampliar os serviços prestados por esses grupos, a fim de que mais cidadãos sejam beneficiados.