Prefeito participa de visita de comitiva da FIFA às obras do Arena das Dunas

A comitiva da FIFA e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) esteve em Natal nesta segunda-feira (13) para vistoriar as obras do estádio Arena das Dunas e acompanhar o andamento dos projetos de mobilidade urbana para o evento. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, acompanhou todos os trabalhos ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, do secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luiz Fernandes, e dos ex-jogadores e atuais membros do COL, Ronaldo Nazário e Bebeto.

Os membros da FIFA se reuniram, a portas fechadas, com as equipes da OAS, da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado e se atualizaram sobre a execução dos trabalhos, visando ao mundial de 2014. Eles receberam boas notícias, visto que 66% dos serviços na Arena das Dunas já foram realizados. Quanto às obras de mobilidade urbana, foi informado que os serviços do túnel de drenagem da Arena já foram iniciados e as outras três obras da matriz de responsabilidade do município devem ser licitadas até o final de junho.

Logo após a reunião, a comitiva de autoridades visitou o canteiro de obras do estádio, observando de perto o trabalho dos operários. Na oportunidade, um dos trabalhadores da obra, representando os seus companheiros, recebeu um cheque simbolizando os ingressos para o primeiro jogo do mundial de 2014 na Arena das Dunas que vai acontecer no dia 13 de junho.

O prefeito Carlos Eduardo, a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luiz Fernandes, e os membros do Comitê Organizador Local, Ronaldo Nazário e Bebeto, participaram de uma coletiva de imprensa. O chefe do Executivo municipal destacou o empenho da administração municipal na garantia do inicio das obras de mobilidade urbana, lembrando que a cada 48 horas existe uma reunião entre os órgãos municipais para discutir o tema. “Com todo esse empenho, já demos início às obras do Túnel de Drenagem da Arena e até o final de junho daremos inicio às outras três obras de responsabilidade da administração municipal. Esse será o legado que vai ficar para o cidadão natalense”, disse. Carlos Eduardo ainda enfatizou a importância do evento para a capital potiguar, mostrando que o mundial vai gerar uma exposição gigantesca para a cidade, acarretando em ganhos econômicos para o município e para a população.

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, elogiou a evolução dos trabalhos e se mostrou otimista em relação ao cumprimento dos prazos para a entrega das obras para o Mundial de 2014: “Saio dessa visita satisfeito com o que vi, com a certeza do recebimento do estádio para realizarmos os eventos-testes previstos”. A previsão para a entrega das obras é dezembro de 2013 e a FIFA pretende organizar três eventos-testes antes do inicio da Copa do Mundo.

Quem ficou muito satisfeito com as informações recebidas foi o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luiz Fernandes. Ele parabenizou os governos do Município e do Estado por estarem integrados no propósito de deixar Natal pronta para receber um evento nas dimensões de uma Copa do Mundo. “Essa parceria entre as esferas governamentais envolvidas no processo me deixa bem confiante. Isso mostra que existe um compromisso de todas as partes”. Os membros do COL, Ronaldo Nazário e Bebeto, agradeceram a recepção e o carinho recebidos durante o curto período na cidade e também ficaram empolgados com o ritmo de trabalho no estádio.