Caravana leva saúde auditiva e visual aos estudantes de Natal

Crédito da imagem: D´Luca

Os estudantes e professores da rede municipal de ensino de Natal têm agora a oportunidade de passar por exames que vão diagnosticar possíveis problemas de audição e visão, adquiridos ao longo da vida. O projeto “Caravana da Saúde Escolar”, inaugurado pela prefeita Micarla de Sousa nesta terça-feira (13), na Escola Municipal Estudante Emanuel Bezerra, no Planalto, proporciona melhores condições de aprendizagem para toda comunidade escolar pública da capital potiguar.

O estabelecimento de ensino do Planalto foi o primeiro de uma série de 67 escolas municipais a receber a caravana, que será realizada uma vez por semana em cada local, com ações de promoção à saúde. Irão atuar oftalmologistas, fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas, que também farão um trabalho preventivo.

O projeto prevê ainda a realização de palestras de prevenção, distribuição de kits de saúde bucal, atendimento de pediatras, clínicos gerais e dentistas. Segundo Gustavo Brito, chefe da Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está previsto o atendimento a 880 alunos e 220 professores a cada mês.

“A caravana é desenvolvida através de uma parceria entre a Prefeitura do Natal e a Clínica Pedro Cavalcanti, escolhida através de um processo de licitação e com quem foi firmado um convênio de um ano”, explicou Gustavo Brito. Para a realização do trabalho, foi formada uma equipe multidisciplinar que além de oftalmologistas e fonoaudiólogos, conta com assistentes sociais, pedagogos, auxiliares de enfermagem, atendentes e motoristas.

Serão atendidas pela caravana um universo de 51 mil estudantes e cinco mil profissionais da rede municipal de ensino de Natal. Um ônibus e uma van foram adaptados para a realização dos exames nas escolas.

Desempenho escolar
A prefeita Micarla de Sousa destacou que, com o início da Caravana da Saúde Escolar, a Prefeitura do Natal forma um ciclo que abrange a saúde dos estudantes e professores. “A preocupação com a audição e visão dos estudantes soma-se também ao da nutrição, através do programa Merenda em Casa”, lembrou a prefeita do Natal.
A chefe do executivo municipal natalense disse ainda que estes projetos, ao melhorarem a saúde dos estudantes e professores, promoveram o aumento do desempenho escolar e, em conseqüência, da diminuição da evasão escolar. “E também fará com que saiamos dos baixos índices da qualidade da nossa educação”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.
Estes projetos poderão trazer o reconhecimento de Natal com o Selo Unicef, concedido a municípios brasileiros do semiárido e da Amazônia Legal que alcançarem importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. De acordo com a secretária municipal de Saúde (SMS), Ana Tânia Lopes Sampaio, a Caravana da Saúde Escolar é um sonho alcançado. “É nossa meta melhorar a qualidade da saúde em nossa cidade e nada mais gratificante do que ver isso acontecer através dos estudantes de nossas escolas municipais”, ressaltou a titular da SMS.
O médico Pedro Cavalcanti, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho da caravana, através do Instituto Pedro Cavalcanti, lembrou que 50% dos casos de repetência escolar acontecem por problemas de audição e visão dos estudantes. “Quando forem diagnosticados problemas, os estudantes terão gratuitamente, através das Óticas Diniz, óculos de graça, assim como aparelhos auditivos pelo Ministério da Saúde”, informou.

Dia da Criança
O lançamento da Caravana da Saúde Escolar, durante a tarde desta terça-feira (13), na Escola Municipal Estudante Emanuel Bezerra no Planalto, faz parte das atividades desenvolvidas pela Prefeitura do Natal, para comemorar o Dia das Crianças, com ações de várias secretarias municipais. No local foram montadas oficinas de dança, teatro, filmes, reciclagem, distribuição de mudas e música. O evento contou ainda com a presença de secretários municipais e de vereadores.