Semurb participa da 1ª Conferência de Saúde Ambiental

A 1ª Conferência de Saúde Ambiental da Região Metropolitana do Natal, cujo lema é “Saúde e Meio Ambiente: Vamos Cuidar da gente”, foi aberta na manhã desta quinta-feira (20), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluisio Alves (CEMURE). A SEMURB, como a secretaria de Meio Ambiente, teve uma participação ativa neste evento por envolver o tema saúde e meio ambiental.

A Conferênciaobjetiva ampliar o conceito de saúde, além de educar a população para ser parceira na preservação do meio ambiente. Segundo secretário adjunto de Informação, Planejamento Urbanístico e Ambiental da Semurb, Carlos da Hora, este envolvimento de governo e sociedade é de extrema importância. “Muitas doenças são causadas por componentes ambientais, desta forma para se obter saúde e qualidade de vida precisa-se primeiramente preservar o meio ambiente”, afirma.

Já a secretária de saúde de Natal, Ana Tânia Sampaio, destacou a importância da realização da Conferencia para o planeta como um todo. “É preciso assumir junto com a sociedade o compromisso de preservação da natureza. Para isso, devemos construir políticas públicas saudáveis e de desenvolvimento sustentável”, disse.

Os resultados obtidos das discussões da Conferência Regional serão levados à 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA), coordenada pelos Ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e das Cidades a se realizar entre os dias 15 e 18 de dezembro, em Brasília.

A Conferência foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (SEHARPE) e de Educação (SME), além de outras prefeituras da Região Metropolitana.