Natal vai ganhar Centros de Convivência para Idosos

Uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Trabalho e Assistência Social, num trabalho integrado, vai garantir a implantação de Centros de Convivência para as pessoas da terceira idade em Natal. O projeto inclui não só um espaço para receber durante os dias os idosos para atividades de entretenimento, terapia ocupacional e sociabilização, mas também todo o atendimento de saúde da atenção básica, como cunsultas e exames, tudo num só lugar.

O anúncio foi feito hoje (13), pela secretária de Saúde Ana Tania Lopes Sampaio, durante audiência na Assembléia Legislativa do RN, por ocasião da apresentação do relatório de gestão da SMS dos dois primeiros trimestres do ano de 2009.

“Nós devemos abrir este primeiro centro na Zona Norte de Natal ainda este ano e esperamos até o final da gestão da prefeita Micarla inaugurar um Centro de Convivência em cada distrito sanitário de Natal”, antecipou a secretária relatando ainda as reuniões realizadas com as gestoras da assistência social.

Outra ação integrada das duas secretarias que vem garantindo sucesso no resultado é a parceria das equipes para cobertura do Programa Saúde da Família em Natal. O Programa Social do Governo Federal para trasnferência de renda exige acomopanhamento de saúde dos beneficiados e em 2008 pela falta desse atendimento, Natal perdeu mais de R$ 1 milhão de repasse do programa Bolsa Família. “Fizemos reuniões com nossas equipes, priorizamos o aumento dessa cobertura, treinamos os profissionais e em dois meses já conseguimos passar de 23% para 43% a cobertura do atendimento da Saúde no Programa e vamos melorar ainda mais para que Natal não perca mais recursos como ocrreu no ano passado”, disse.